Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

Bom Exemplo
Blog Bom Exemplo

Será que você está tomando água na medida certa?

Um desafio muito simples: tomar água na quantidade suficiente todos os dias. Fácil, não? Então siga as instruções e comece este desafio para seu próprio benefício!
11/09/2019 09:55 12/09/2019 11:18

Hidrate-se. Tome mais água. Parecem recomendações médicas meio repetitivas – mas acredite: são muito importantes. Poderia destacar todas as consequências da desidratação, dos riscos ao qual expomos nossos rins e outros órgãos.

Foto por: reprodução
Descrição da foto: Te desafiamos a nos próximos 30 dias manter-se hidratado. Deixe registrado todos os dia sua ingestão de água e sinta os benefícios!


Dentro de evidências científicas,  trazer a associação com a obesidade, com falta de motivação para exercícios físicos e até mesmo com confusão mental. Poderia fazer uma aula sobre efeitos da falta de água na cognição, na nossa inteligência.

Isso mesmo: do quanto o descaso com um hábito simples pode afetar até mesmo nossa mente.
Acredite: não faria isso apenas pelo deleite normal aos médicos em educar amedrontando. Só que, ao verificar os míseros mililitros, as frações de copos ingeridas por crianças, adolescentes, adultos e idosos, eu deveria era falar ainda mais das consequências da falta de água na dieta. De morte!
Vou fazer diferente. Vou te mostrar o quanto é fundamental o gesto de abrir a torneira, apertar o botão do filtro ou se servir na jarra – se for beber direto, que tenha pelo menos a sua própria jarra ou garrafa na geladeira, tá ok?

Somos constituídos principalmente por água. Somos quase 70% água quando nascemos e 55% ao nos aproximamos dos 80 anos. Assim como a água circula pelo planeta trazendo vida, dentro da gente ela participa de processos dinâmicos e conectados, levando vida pras células de todo o organismo.

Manter uma hidratação adequada ajuda a circulação, permite que o sistema de controle de temperatura funcione corretamente, facilita a limpeza de sobras metabólicas e de impurezas das células e tem papel relevante no sistema digestivo (falando nisso, tomar água melhora nosso hábito intestinal, ou seja, permite fazermos cocô bonitinho, sem dor e com menos ressecamento).

Tomar água adequadamente ajuda o coração e previne as dores de cabeça. Sabe as malditas pedras nos rins? A principal forma de preveni-las é tomando água, dois, dois litros e meio ao dia.

Sobre quantidade, em pessoas sadias temos uma fórmula para estimar a quantidade necessária: pegue seu peso e multiplique por 30 ml. Olha que simples: 70 quilos, 2,1 litros ao dia.
Desafie-se! Hidrate-se! Leve vida pra dentro de ti.

Leandro Minozzo
Geriatra e Nutrólogo
Professor de Medicina da FEEVALE

Jornal NH

Bom Exemplo

por
bomexemplo@gruposinos.com.br

Nós precisamos de bons exemplos! Exemplos que se multipliquem para transformar nossa comunidade em um lugar mais agradável. O Bom Exemplo mostra que, mesmo em meio a tantas adversidades do dia a dia, existem coisas boas. Atitudes positivas estão por toda parte, e precisam ganhar cada vez mais espaço. Somos parceiros de quem contribui e gera impacto positivo no mundo. Vamos, juntos, mostrar e divulgar que existem muitos bons exemplos por aí. E lembrando sempre que qualquer mudança que desejamos ver, deve começar por nós mesmos. Você se considera um bom exemplo?

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS