Publicidade
Acompanhe:
NH Hoje
Cotidiano | Seu problema Problema

Cães abandonados preocupam em Campo Bom

Situação é recorrente no bairro Imigrante Norte

Por Bianca Dilly
Última atualização: 23.05.2019 às 18:50

O auxiliar de serviços gerais Alexander Blauth, 42 anos, está preocupado com a quantidade de cachorros abandonados nas ruas. Segundo ele, um dos pontos mais críticos é o do bairro Imigrante Norte, onde locais como as vias 17 de Abril, Santo Antônio e Guará são afetados. "Só na minha rua, tem no mínimo dez cães sem dono. Isso é muito grave, uma questão de saúde, porque eles têm carrapatos, podem morder as pessoas e até causar acidentes. Já fiz pedidos na prefeitura, mas não adianta, não fazem nada", salienta. Blauth comenta que uma sugestão seria fazer a castração desses animais.

O que diz a prefeitura?

A prefeitura de Campo Bom informa que o município não possui canil e, por isso, não tem como efetuar recolhimento dos cães. "Os cães de rua são protegidos pela Lei nº15254/19", diz, em nota. De acordo com a administração, será implantada uma política de castração e controle populacional permanente através dos serviços oferecidos pelo Centro de Recuperação e Bem-Estar Animal (Cempra), o qual irá atender os animais em situação de rua e oriundos de tutores com baixa renda. Atualmente, o Executivo explica que depende do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) para a liberação dos atendimentos do Cempra. "Realizamos um censo para levantar o número real de animais em situação de rua, castrados, não castrados e com tutores; através deste, concluímos que o Imigrante Norte e Rio Branco são os bairros que apresentaram maior índice de cães em situação de rua", explica a prefeitura na nota, que irá priorizar estes bairros quando o CRMV-RS liberar o local.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.