Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Viva a Música

Com a palavra, o blues raiz de Uncle George

Músico está com agenda recheada de apresentações neste mês
01/05/2019 03:00 01/05/2019 17:13

Foto por: Juarez Machado/GES
Descrição da foto: Uncle George Blues
Se depender do compositor, vocalista e guitarrista George Arrienti, 65 anos, o blues continuará tomando conta de diferentes espaços. Ele, que também é arquiteto, faz shows em bares, eventos e não se importa em dar uma paradinha especial em espaços públicos. Não é por acaso que o marido de Carmem, o pai de três filhos e o avô de Joaquim, de apenas quatro meses, conhecido como Uncle George Blues, tem em sua agenda pelo menos dez apresentações mensais. "A música sempre andou comigo. Eu ia para a faculdade sempre com o violão. Eu formei família, dei uma parada na música dos 22 aos 45 anos, e, nos últimos dez anos, tenho me dedicado muito à música", declara George, que está acostumado a ser chamado de Uncle, pois muitos pensam que é seu primeiro nome.

Na verdade, conta, o Uncle apareceu quando auxiliava seu filho nas gravações de pop rock com os amigos. "Eles me chamavam de 'tio' e um deles chegou um dia e disse que deveria ser Uncle. Daí ficou", explica.

Foto por: Juarez Machado/GES
Descrição da foto: Uncle George Blues

Quem curte blues terá a oportunidade de assistir às apresentações de Uncle George em maio, em diferentes cidades. Somente em Novo Hamburgo, estarão agendados três shows. A primeira parada será, amanhã, às 20h30, no Clandestina Craft Beer (Rua Santos, 424, no bairro Vila Nova). George, no vocal e cordas, estará acompanhado do gaitista e harmonicista chileno Gonzalo Araya. O show promete ser uma viagem pelos standards de blues tocados de forma acústica e com arranjos dos próprios músicos. Serão apresentados temas autorais com letra e música de Uncle George. O segundo show em solo hamburguense será no domingo, dia 5, às 17 horas, no Brique da Estação, na Rua Mauá, em Hamburgo Velho. E o terceiro está marcado para o dia 25, no 2o Festival de Blues na Calçada, às 22 horas, com a Uncle George Blues Band. Esse evento ocorrerá na Primeiro de Março, 577, no Centro, na BarBearia2015.

Foto por: Juarez Machado/GES
Descrição da foto: George Arrienti (acima) faz uma série de apresentações neste mês e terá o músico chileno Gonzalo Araya (ao lado) como parceiro de palco
Além de Novo Hamburgo, Uncle George Blues estará, no dia 10 de maio, em São Leopoldo, com o violinista Arno Azambuja, às 21h30, no Primeira Reza, localizado na Rua Desembargador Esperidião de Lima Medeiros, 60. E no dia 11, às 22 horas, no London Pub & Bistrô, em Porto Alegre (Rua José do Patrocínio, 964, Cidade Baixa) com o gaitista e harmonicista chileno Gonzalo Araya.

DIFUSÃO

George conta que torce pela qualidade do trabalho. "Acho que sou o músico de blues mais velho da região e sinto orgulho", comenta. Para ele, o importante é difundir o blues, especialmente contando com parcerias nas apresentações. "Convido parceiros que primam pelo lado humano e por uma conversa que envolve família e muita sinceridade", sublinha George, que admira a cultura negra. Para ele, ter um músico ao seu lado enriquece o seu trabalho. "Quero divulgar o blues e o músico", conclui.

O que ele planeja

DVD - Depois de lançar o CD Acústico Encharcado de Blues, onde há oito temas autorais e a releitura de Diving Duck Blues de Sleep John Estes, a ideia é lançar um DVD este ano.

Mais cidades - Com shows em cidades do Vale do Sinos e Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, Uncle George fechou com a produtora cultural Leila Silveira. O intuito é que ela abra portas para mais apresentações na capital gaúcha e Região Metropolitana.

Produções culturais - O projeto é participar de produções culturais de teatro.

Músicas em português

Uncle George é compositor de canções autorais, com temas baseados no estilo blues, rock blues, folk e jazz, observando a importância de usar a língua portuguesa para melhor interagir com o público. Com formação musical eclética iniciou-se na musica tocando violão convencional transitando pelo samba, MPB, rock e escolhendo o blues como principal estilo.

Em suas apresentações não faltam Café em Paris, uma balada romântica, onde um homem escreve um soneto de amor para sua amada em um café em Paris. Outra música que não falta, Cínico e Canalha foi composta inspirada no livro de biografia de Eric Clapton. "No livro, ele diz que é um 'cínico e canalha' porque gostava da mulher do amigo, George Harrison."

"Comecei a tocar MPB, mas o blues passou a me inspirar. A temática do blues, que fala da história dos negros e sua saudade pela terra, me fascinam. E embora ela tenha a marca de um estilo triste, o blues é irônico, cheio de metáforas e isso que me encanta", declara George, que faz apresentações solo ou com formações em duo, trio ou banda com quatro ou mais músicos.

Nos shows solo, utiliza instrumentos auxiliares como o stomp box, bumbo, kazoo e gaitas de boca.

Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS