Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Viva a Música!

50 Tons de Pretas leva pocket show para dentro das escolas de Novo Hamburgo

Projeto que marca novo passo na carreira da dupla tem subsídio do Fundo Municipal de Cultura
06/06/2019 03:00 06/06/2019 10:13

Foto por: Rogério Soares/Divulgação
Descrição da foto: Didático: Graziela e Dejeane vão interagir com crianças de forma lúdica e musical
As cantoras e instrumentistas que dão novas cores e texturas para ritmos afro brasileiros, Graziela Pires e Dejeane Arruée, da banda 50 Tons de Pretas, preparam um novo passo na carreira. Agora, elas vão apresentar seu primeiro pocket show Musas do Samba, nome dado ao projeto desenvolvido pela produtora da banda, Pretas Produções, com subsídio do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

Na prática, aproximadamente 600 estudantes participarão de uma oficina que fala do samba na perspectiva das mulheres que construíram carreira com esse gênero musical. “Vamos cantando as músicas delas e tocando instrumentos com as crianças para que possam ouvir o samba, experimentá-lo, interagir com a gente”, explica Graziela.

A iniciativa vai fazer uma viagem pela trajetória musical das cantoras Alcione, a Marrom (apelido que ganhou desde o início da carreira), de Beth Carvalho, Leci Brandão, Teresa Cristina, entre outras. A banda inteira irá junto e não faltarão instrumentos, como pandeiro, chocalho, tamborim, cuíca e surdo, proporcionando o aprendizado para as crianças.

A primeira escola a receber o projeto será a José Bonifácio, no bairro Primavera, no dia 28 de junho, às 15h30. Já em julho será a vez de mais duas instituições de ensino do Município, a São Jacó, em Hamburgo Velho, às 9h45 do dia 1.o , e a Boa Saúde, que dá nome também ao bairro no qual está localizada, também às 9h45 no dia 8 do mês que vem.

RETORNO

O público infantil terá uma apresentação da banda com um cunho didático. “Queremos que os estudantes conheçam as mulheres do samba, ou seja, intérpretes e compositoras importantes que representam o Brasil”, sublinha Graziela, lembrando que ela e Dejeane, além de artistas, são educadoras musicais e, por isso, sempre têm a preocupação de levar a música para aprendizagem.

Teatro enaltece negritude

Outro projeto da banda, que ganha recursos também do Funcultural, é o Teatro Negro, voltado para crianças e que já ocorre pelo terceiro ano consecutivo na Sociedade Cruzeiro do Sul no Sábado da Gente. Até então, era um trabalho voluntário, mas um projeto da Pretas Produções garantiu recursos para o pagamento do professor. No sábado, dia 8, às 14 horas, por exemplo, um dos temas será a palestra Inventores Negros, com Adilio da Silva Camargo.

Shows, música nova e CD continuam a todo vapor

As vocalistas Dejeane Arrué e Graziela Pires continuam a todo vapor com seus shows. Além do projeto, elas têm mais três shows marcados no Fotoclub, em Porto Alegre, nesta sexta-feira. Na próxima semana, dias 13 e 14, se apresentam no Bourbon. Elas estão com todo o gás para lançar o primeiro CD até o final do ano. Para isso, contam com a colaboração de fãs pela vakinha on-line. E para completar 2019, as pretas estão trabalhando na música nova Dinheiro, que poderá receber um clipe para divulgar o trabalho da banda, que completou dois anos em março deste ano. Elas também pretendem colocar o singles nas plataformas digitais e aguardam edital para reformular o espetáculo A Mais Pura Verdade, com figurino e projeções.

Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS