Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
União de mercados

Rodada para acordo Mercosul-UE termina com avanços em Buenos Aires

Principais entraves tem relação com o setor agrícola
17/05/2019 20:13

Foto por: Itamaraty/Divulgação
Descrição da foto: Os países-membros ao Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, assinaram nesta sexta-feira (17) novo protocolo para a inclusão da Bolívia no bloco
Uma nova rodada de negociações para avançar a um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia se desenvolveu nesta semana em Buenos Aires com "progresso em todas as áreas" de discussão, informou nesta sexta-feira a chancelaria argentina.

"Estamos satisfeitos com a tarefa realizada pelas delegações, com avanços substantivos na maior parte das temáticas tratadas", afirmou em comunicado Horacio Reyser, secretário de Relações Econômicas Internacionais e chefe negociador pela Argentina.

Reyser não informou quais foram os avanços nem as áreas abordadas na discussão que prosseguirá em uma nova reunião em local e data ainda não determinados.

"Ainda restam temas a acordar, vamos precisar de uma nova reunião em data que ainda precisa definir", esclareceu o negociador pela Argentina, país que exerce a presidência pro tempore do Mercosul.

A última reunião foi celebrada em março passado, também na capital argentina.

Os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) junto com os europeus iniciaram as negociações em 1999, e apesar de as duas partes terem anunciado em várias ocasiões estarem perto de um acordo definitivo, isso não chegou a acontecer em duas décadas de negociações.

Os principais entraves são relacionados ao setor agrícola e à resistência da UE a abrir seu mercado aos produtos do bloco. Mais recentemente houve divergências entre Brasil e UE em relação a carnes, açúcar e setor automotivo.

Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS