Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Jackson César Buonocore

A neurose na sociedade digital

04/01/2019 17:02

 A neurose obsessiva também penetrou na sociedade digital, impactando o comportamento psicológico e social das organizações, sobretudo, dos sujeitos. Ela é uma condição na qual a mente de alguns indivíduos é invadida por imagens, ideias e palavras fixas, que reforçam a perseguição e a importunação de outrem.

O conceito freudiano de neurose obsessiva está ligado ao bloqueio do desenvolvimento dos sujeitos. E tem o papel de fixação e regressão à fase psicossexual infantil. Os narcisistas passaram a ser conhecidos como neuróticos predominantes pelo seu exibicionismo na Internet, pois são hábeis manipuladores de aparências e anseios.

Além disso, os neuróticos obsessivos e narcisistas são uma complexa reação psíquica de um novo ordenamento político, social e digital. Tudo ocorre por meio de projeção de textos, áudios, imagens e vídeos, que são ordenados por egos inseguros.

Mas a neurose obsessiva e narcísica busca um rápido alívio psicológico da condição humana, procurando soluções fáceis ao preço da violência e da servidão. Esses sujeitos são clinicamente fanáticos e excessivamente ególatras, que encontraram uma saída que os salvem da psicose. Por isso escolhem uma causa, qualquer que seja: política, religiosa e outras e as endeusam, agora digitalmente. Hoje, certos grupos e pessoas são incapazes de discutir, de modo equilibrado, os seus problemas, porque acreditam que pela estupidez virtual podem resolver os seus conflitos, causando medo, angústia, ansiedade, recalque, isolamento e morte.

Enfim, a psicanálise deve tornar inteligíveis os aspectos inconscientes desses sintomas e de suas condições causadoras de doenças na sociedade, que destroem a capacidade de lucidez e compaixão das pessoas.


Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS