Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Patrícia Spindler

Pessoas grandes e pequenas

04/01/2019 17:06

 O imortal Antoine de Saint-Exupéry nos recorda: "Todas as pessoas grandes foram um dia crianças - mas poucas se lembram disso". Algumas se esquecem porque a seriedade imperou de tal forma que é praticamente impossível acessar a maturidade se permitindo coisas que só alguém bem resolvido consegue atingir. A sua adultez não tolera a brincadeira, o prazer, a diversão, o riso solto, a dança no corpo. Junto disto desaprendem a se sensibilizar com a infância ocasionando uma cisão quase irreversível entre estes dois mundos. As consequências que isto gera e suas compensações não ressarcem os prejuízos. Indenizar estes danos nas relações pessoais, na maioria das vezes, só gera mais dificuldades para ambos os lados.

O Natal ou o Dia das Crianças são datas que exigem uma certa atenção no que diz respeito a uma tentativa de pagar com presentes as dívidas que os grandes se sentem tendo com os pequenos como alternativa para remediar a situação. O consumismo exacerbado facilmente toma conta dos afetos ditando regras para todos. Porém, as pessoas pequenas não precisam mais de tanto brinquedo, já está comprovado que elas os têm em demasia. Então, do que elas realmente necessitam? Alguns dizem: "Meu filho tem tudo que precisa"! Será?

Os pequenos sempre precisam de companhia, cumplicidade, limites que são aqueles "nãos" tão trabalhosos de exercitar no cotidiano exaustivo. Crianças precisam dividir sentimentos, serem estimulados a falar, a escutar, não se sentirem sozinhas, serem ensinadas a reconhecer suas impossibilidades. Pessoas pequenas gostam de ser respeitadas em seus jeitos de ser. De ficar quietas, de experimentar, de explorar o mundo, de fantasiar, descobrir, de serem descobertas, de falar sozinha, de terem satisfeitas suas curiosidades. Gostam de compartilhar histórias, de ajudar os grandes, de abraçar e de muito afeto.


Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS