Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Opinião do Repórter

Não amarele para o escorpião

André Moraes é editor
07/01/2019 06:30

A identificação de um foco de escorpião amarelo na região (especificamente, no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo) precipitou uma enxurrada de compartilhamentos de WhatsApp e alertas nas redes sociais durante o final de semana. Especialmente entre pais de crianças pequenas, que podem ser mais severamente afetadas em caso de picada. Como repetia Jorge Ben, cautela e caldo de galinha não fazem mal pra ninguém, então vale ficar de olho e adotar as devidas medidas sanitárias. Porém, tão importante quanto isso é evitar o pânico, que justamente costuma ser espalhado por vetores como o Face e o Whats.

Vale seguir o conselho de especialistas. Ao identificar um bicho suspeito, fique longe e alerte a Vigilância Sanitária ou autoridade ambiental. Coisas para não fazer são partir para a vassourada e espalhar inseticida indiscriminadamente.

Não se trata de ter pena dos bichinhos, mas de evitar um mal maior. Manuseio equivocado pode acabar precipitando ataques, e aplicação de veneno sem critério, além de prejudicar a saúde, pode agravar infestações. Em certas cidades gaúchas, a população entrou em pânico à vista de quaisquer tipos de escorpião e exterminou os bichos, mas eles eram de espécies menos perigosas. Nestes casos, o nicho ecológico pode acabar sendo ocupado, justamente, pelo escorpião amarelo, mais venenoso.

O escorpião pode até ser amarelo, mas você não precisa amarelar.


Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS