Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Sonia de Wallau

Estresse pós-trauma e Brumadinho

06/02/2019 10:00

O Brasil e o mundo estão mobilizados, chocados pelas notícias do rompimento de uma barragem em Brumadinho, localidade vizinha a Belo Horizonte, em Minas Gerais. Notícias de vítimas soterradas e sobreviventes somam até o momento mais de cem mortos, e outras centenas de desaparecidos e resgatados nos deixam perplexos.

Imagens nos são trazidas pela imprensa através de um especial esquema de socorro destas vítimas. A lama derramada trouxe consigo o que encontrou pela frente. O cenário que a imprensa traz é devastador. Dramática situação...

E como os sobreviventes deste triste episódio e os familiares irão reagir psicologicamente?

Na medida do possível, já estão sendo medicados nos hospitais, mas os efeitos psicológicos do trauma podem ser muito complicados.

Poderão desenvolver o estresse pós-traumático (TEPT) que se caracteriza por pesadelos, momentos de flash back (revivência dos episódios traumáticos), fobias, terrores noturnos, crises de ansiedade, pânico, depressão e outras manifestações que poderão levar anos para superarem.

Vai depender da resiliência e do apoio social que deverão vir de suas famílias e da rede social em que estão inseridos. Do suporte da clínica psicológica e das características de personalidade de cada um.

Esperamos que sejam capazes de superar a dor psicológica desta tragédia.


Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS