Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Aurélio Decker

Agitando o cérebro pra durar mais!

08/02/2019 08:00 08/02/2019 15:28

Jornalista Aurélio Decker "O quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma do quadrado das medidas dos catetos." Pois é este, vocês lembram, o enunciado do Teorema de Pitágoras, Nunca mais esqueci, assim como a tabuada, que decorei inteirinha. Usei a tabuada adoidadamente, na minha vida. O teorema e a tabuada decorei, no Pio XII, nos anos 1960. Mas a fórmula que Pitágoras quebrou a cabeça pra descobrir nunca me serviu pra nada.

Eu preferiria ter aprendido - em vez do teorema - coisas práticas, mesmo sendo um jovem, naquela década de 60. Tipo o importante conhecimento que busquei, nesta semana, num curso de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndio. Voluntariamente, me inscrevi na Brigada de Combate a Incêndio (no Sinfonia residencial, onde moro). Gostei demais de ter assistido aulas teóricas e participado das aulas práticas da enfermeira e instrutora juramentada Sabrina Barcelos de Oliveira (auxiliada pelo pai, ex- policial militar e salva-vidas). Só agora, com quase cem anos (os meus setenta anos, quantidade capaz de lotar dois ônibus, estão a caminho pra marcar, aproximadamente, o meu tchau aos 69 e entrada de corpo e alma nos 70 e, pretenciosamente, querendo, otimisticamente, chegar aos 80. Abasteci meu cérebro com novas informações, fruto do Treinamento e Prevenção de Combate a Incêndio. De lambuja, aprendi, em detalhes, como ajudar alguém que sofreu parada cardíaca ou está ficando de respirar por causa de engasgamento na garganta. Vou aprofundar conhecimento sobre todos os tipos de extintores e respectivas utilizações corretas, em incêndios. O grupo AtivaMente (sob a liderança de Daniela Blauth e João Senger), vai gostar de saber que o velhão aqui, aluno e incentivador, anda ocupando o cérebro com coisas novas, mantendo o alemão Alzheimer lá nos confins da distância...


Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS