Publicidade
Acompanhe:
NH Hoje
Opinião Heda Seffrin

Serviços em bandeja

Por Heda Seffrin é cons. de etiqueta e gastronomia - heda@artecozinha.com.br
Última atualização: 22.07.2019 às 09:00

Heda Seffrin é cons. de etiq. e gastronomia heda@artecozinha.com.br As boas maneiras consistem em regras simples, baseadas no bom senso, na cordialidade e no respeito ao próximo. Ainda que o tema da festa possa criar um clima de que "tudo é permitido", não se deve abrir mão das regras básicas. Então, garçons circulam com bandejas de canapés, parando para oferecê-los aos convidados. O que devo pegar primeiro? Pegue um guardanapo da bandeja e fique com ele na mão durante a festa. Nunca leve canapés diretamente da bandeja para a boca. Coloque em seu guardanapo primeiro.

O que devo fazer com os espetinhos e palitos? Geralmente, há um pequeno recipiente ou, às vezes, até a metade de uma laranja (que se torna um tipo de "almofada" para espetar) na bandeja do garçom para recolher os usados. Caso não haja, use o guardanapo, até encontrar um cesto de lixo. Não coloque os palitos em qualquer lugar.

Como devo equilibrar o copo com o drinque, segurar o canapé e ao mesmo tempo cumprimentar uma pessoa? Só com muita dificuldade, é claro, o que significa que um aceno de cabeça e um sorriso terão que substituir o aperto das mãos. Talvez um lugar onde possa apoiar o copo resolva o problema. Entregue os copos vazios ao garçom, não os deixe pelo chão.

Qual a vantagem destas reuniões? Você convida número maior de pessoas do que num jantar, sem a preocupação de cardápio. Coquetéis são informais, mas não dispensam apresentações sempre que alguém se junta ao grupo.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.