Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Saúde

Bebê de 11 meses morre vítima de gripe em Sapiranga

Criança não havia recebido vacina contra a doença
19/05/2019 15:22

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Vacina contra gripe é oferecida nos postos de saúde
Sapiranga confirmou a primeira morte por gripe em 2019. A vítima é um bebê de apenas 11 meses que não havia recebido a vacina contra a doença. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a menina era moradora do bairro São Luiz e chegou ser internada no hospital da cidade. A morte aconteceu na quarta-feira, mas a confirmação do óbito por influenza só foi dada na sexta-feira, dia 17. O tipo do vírus ainda não foi confirmado. 

Ainda segundo a assessoria da prefeitura, será feita a investigação da morte assim que o município receber o atestado de óbito – o hospital da cidade não é municipalizado. "O Município de Sapiranga está vigilante quanto a episódios que envolvam a saúde pública e está orientando a comunidade para que se vacine, conforme grupos prioritários", afirma a assessoria da prefeitura. 

Outros dois mortos no Estado

Na última quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia confirmado as duas primeiras mortes por gripe do Rio Grande do Sul. As vítimas eram dois idosos, de 71 e 79 anos, residentes em São Gabriel e Barra do Ribeiro, respectivamente. Os diagnósticos foram confirmados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) para os tipos de vírus influenza A-H1N1 e A-H3N2.

Ambos procuraram atendimento após apresentar sintomas de desconforto respiratório, com tosse, dor de garganta e febre. Os dois precisaram ser transferidos para leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e chegaram a iniciar o tratamento preconizado com o antiviral oseltamivir (de nome comercial Tamiflu). Nenhum deles chegou a ser vacinado neste ano, já que as internações ocorreram antes do início da campanha de vacinação para os idosos, no dia 22 de abril.

Os dois tinham ainda fatores de risco. O morador de São Gabriel era diabético, enquanto a residente em Barra do Ribeiro tinha uma imunodeficiência crônica.

Campanha segue até o dia 31 de maio

Foto por: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Descrição da foto: Campanha de vacinação contra a gripe segue até 31 de maio

A campanha de vacinação contra a gripe vai até 31 de maio em todo o Brasil. No Estado, segundo a SES, mais de 2,3 milhões de gaúchos haviam se vacinado até o último boletim de controle, divulgado na quarta-feira. Ainda restam cerca de 1,5 milhão de pessoas que devem se proteger contra os três tipos de vírus da gripe mais frequentes (A-H1N1, A-H3N2 e B).

O público-alvo da campanha é formado por crianças com idade entre 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS