Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Frio

Morro Reuter registra temperatura negativa durante a madrugada

Frio deve seguir neste domingo com mínimas negativas na maior parte do Estado
06/07/2019 13:23 06/07/2019 13:33

Foto por: Gabriel Guedes/Arquivo / GES
Descrição da foto: Temperatura chegou a -0,6ºC em Morro Reuter
O Estado amanheceu com temperaturas muito baixas. A mínima, conforme registro da Metsul Meteorologia, foi em Santa Rosa com -6,2 graus ao amanhecer. Na região, o município que registrou a temperatura mais baixa foi Morro Reuter com -0,6 graus. Em Novo Hamburgo, pela manhã, o termômetro marcava 3,7 graus.

E o frio deve seguir neste domingo com mínimas negativas na maior parte do Estado, mas sempre com a presença do sol. Na segunda-feira, o amanhecer deve ser gelado, ainda conforme a Metsul, com temperaturas próximas de zero grau. Mas à tarde as máximas devem chegar aos 15 graus.


E para quem esperou pela neve em seis cidades gaúchas foi agraciado pelo fenômeno. Nevou durante a madrugada em Cambará do Sul, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Riozinho, no Vale do Paranhana.

Por que neva?

Para nevar é preciso observar muitas variáveis, como a umidade relativa do ar, pressão atmosférica, altitude, entre outros. Além disso, os meteorologistas analisam mais de um modelo meteorológico para chegar à estas conclusões. A Metsul já informava da presença da neve no Estado desde a semana passada, o que se confirmou na madrugada deste sábado.

E como se forma a neve?

Nas nuvens, partículas de água são fortemente resfriadas e adquirem formatos de pequenos cristais. Em contato com o vapor, os flocos crescem, ficam mais pesados e caem.
Se a temperatura no percurso não se mantiver baixa, o floco derrete e se transforma em chuva. Com a temperatura mínima, a neve se mantém até atingir o solo. Em montanhas e planaltos é mais comum nevar devido à altitude pressão atmosférica que impedem que a neve derreta.
As baixas temperaturas têm relação direta com o fenômeno. Quando a temperatura fica abaixo de zero graus há maior probabilidade de nevar.

Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS