Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Fé vira filme

É nesta quarta-feira exibição de documentário sobre Padre Reus

Filme conta a história do religioso que já é considerado santo pelos devotos
14/08/2019 03:00 14/08/2019 07:00

Foto por: Juarez Machado/Juarez Machado/GES
Descrição da foto: NO SANTUÁRIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Luís Augusto Padilha reza junto ao túmulo de Padre Reus
É hoje! A quarta-feira reserva um momento histórico para São Leopoldo e todos os devotos de Padre Reus com a primeira exibição do documentário Reus: Por uma Graça Alcançada. O filme, com produção do Grupo Sinos, contará a trajetória do padre alemão João Baptista Reus, que dedicou sua vida ao trabalho na região e que, para os seus fiéis, é considerado santo.

O evento gratuito ocorrerá no Anfiteatro Padre Werner, no câmpus de São Leopoldo da Unisinos, a partir das 19 horas, e contará com atrações especiais para a comunidade. Entre elas, a apresentação da Orquestra Camerata Ivoti, criada em 1994 e que, atualmente, tem 14 integrantes. As inscrições para o evento gratuito já se encerraram.

A direção do documentário é de Marcelo Collar com roteiro de Marina Mentz, ambos jornalistas do Grupo Sinos. "Nos propomos a fazer isso e ficou emocionante e completo. Até falamos em alguns momentos que parece que Padre Reus intercedeu pelo filme", destaca Marina. "Trata-se de uma experiência gratificante. "A fé em Padre Reus é vivida intensamente. É impressionante ver como isso mexe com a vida das pessoas", diz Collar.

Orgulho

"O documentário vai tentar reproduzir quem foi Padre Reus. Para a Companhia de Jesus, mais do que um motivo de orgulho, é um desafio para ser sempre mais uma presença da espiritualidade inaciana, uma das características que marcaram a vida do "místico" Padre Reus.

Para a comunidade e, particularmente, para os devotos do Servo de Deus, o documentário serve como um momento de reflexão e agradecimento a Deus por ter contemplado a comunidade de São Leopoldo, do Rio Grande do Sul e do Brasil com uma figura que, depois de 70 anos da sua morte, continua marcando a religiosidade e contribuindo para renovar a fé de milhares de pessoas", destaca o jesuíta Attilio Ignacio Hartmann, diretor da Livraria e Editora Padre Reus.

Santuário recebe milhares de fiéis anualmente

A fé no Padre Reus tornou o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde está o túmulo do pároco, no bairro Padre Reus, em um centro de devoção na cidade de São Leopoldo, levando cerca de 1,5 milhão de pessoas anualmente ao local.

E mesmo em manhãs frias durante a semana, o túmulo de Padre Reus, recebe diariamente diversas pessoas, como o eletrotécnico Luís Augusto Padilha, 56, que esteve no local ontem. Com o terço na mão, Padilha foi em busca da tranquilidade que encontrou no Santuário desde sua primeira visita aos 10 anos de idade.

"Minha relação com Padre Reus começou há mais de 35 anos, quando vim com meus pais de Caxias do Sul. Desde o primeiro momento senti uma necessidade de sempre vir ao Santuário e senti uma ligação muito forte com o nosso Padre Santo. Então, desde os meus 10 anos, venho aqui em alguns domingos e quando consigo uma folga. Esse lugar me traz muita paz", conta.

Padilha considera que a fé é fundamental no mundo repleto de violência no qual vivemos. "Nossa maior arma é o terço, temos que rezar, pois o mundo virou um lugar devastador. E rezar por nós, por nossa família, mas também para o próximo. Esse é o exemplo do Padre Reus", diz o eletrotécnico.

"Para mim e para toda a comunidade, Padre Reus já é santo, sempre que pedi em um momento de dificuldade fui atendido. Porém, tudo que fizermos para que seja reconhecido pelo Vaticano é importante, pois será de muito orgulho para nossa região e para a nossa crença. Assim, que soube do documentário vi que seria mais uma contribuição importante."

Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS