Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

Seu problema também é nosso

Moradores reclamam de lâmpadas estragadas em ruas de Lomba Grande e Canudos

Novo Hamburgo tem pontos com problema na iluminação pública

Às escuras. Com lâmpadas estragadas, ou mesmo a falta delas, é assim que ficam diversas ruas em Novo Hamburgo. Problemas na iluminação pública são motivo de reclamação para moradores de diferentes locais, como são os casos de Lomba Grande e Canudos. No primeiro bairro, as estradas Francisco Waldemar Bohrer, Carlos Arthur Scherer e Saldi Emílio Cassel não contam com o básico, como lâmpadas ou até mesmo postes. Já em Canudos é a Rua Adolfo Henrique Streb, com luminárias danificadas, que atrapalha a rotina da comunidade. Segundo alguns moradores, essa situação já perdura por anos e é agravada pelo descaso do poder público. Eles explicam que a responsabilidade pelos serviços é passada de um órgão para outro.

Cobrar sabem

Na Estrada Saldi Emílio Cassel, por volta do número 350, não há lâmpada nem poste. Mas o pagamento da iluminação pública pelo trabalhador dos Correios Neuri Celso Pereira, 63, nunca atrasa. "Toda semana eles dizem que vão vir e até agora nada. Mas a taxa chega sempre certinho", reclama. O morador destaca que a rotina da comunidade acaba sendo atrapalhada com o problema. "Quero construir ali, mas assim fica complicado", frisa.

Na Rua Adolfo Henrique Streb, bairro Canudos, a hamburguense Lia Martins diz que a situação não é muito diferente. "A iluminação está bem precária. No poste em frente ao número 45, por exemplo, a lâmpada está apagada desde o começo do ano. Poderiam dar mais atenção às pequenas ruas."

Nada de solução na Carlos Scherer

Da mesma maneira, na Estrada Carlos Arthur Scherer, no Morro dos Bois, 17 postes já foram instalados pela concessionária de energia elétrica. O que está faltando no local são as 17 luminárias. "Este lugar é distante alguns quilômetros do Centro de Lomba Grande e está esquecido. Realizamos o pedido de iluminação em janeiro. Só depois de sete meses nos disseram que falta rede de baixa tensão no local", afirma o engenheiro civil Marcelo Conceição, 47. Segundo o hamburguense, o problema não termina aí. "Também nos disseram que é a comunidade interessada que deve providenciar a rede de baixa tensão. Só que a RGE informou que a responsável é a Prefeitura."

O que dizem a Prefeitura e a RGE

Sobre a situação apresentada na Estrada Francisco Waldemar Bohrer, a Prefeitura de Novo Hamburgo informa que o serviço está no cronograma, com o complemento da instalação de mais dois novos postes no trecho.

Em relação às estradas Carlos Arthur Scherer e Saldi Emílio Cassel, a gerência comunica que neste ano houve uma mudança, ordenada pela RGE, quanto aos procedimentos para a elaboração de projetos de baixa tensão. "Anteriormente, os projetos poderiam ser contratados junto às empresas particulares, agora, todos estão sendo elaborados pela RGE", pontua, em nota. O departamento acrescenta que encaminhou solicitações ainda não atendidas pela concessionária, e, depois de concluída esta etapa, fica por conta da Prefeitura a execução.

Por fim, a Prefeitura salienta que todos os pedidos de iluminação do Município são atendidos conforme data de solicitação, através de um protocolo realizado pelo telefone 3097-9400.

?Já a RGE informa que obras específicas para iluminação pública devem ser solicitadas pelas prefeituras, a quem cabe, também, a instalação e manutenção de lâmpadas. Sobre os postes, segundo a distribuidora, a prefeitura deve apresentar solicitação para a RGE, com um projeto informando onde devem ser instalados. De acordo com a concessionária, cabe à RGE dar condições para que os pontos de iluminação pública sejam ligados.

Poste existe, mas falta a lâmpada

Faz cerca de dois anos que o poste já foi instalado na Estrada Francisco Waldemar Bohrer, em Lomba Grande, nas proximidades do número 600, de acordo com o comerciário aposentado Claudio José Dalcin, 67 anos. Porém, até hoje, não houve a colocação da lâmpada na estrutura.

"Minha solicitação de um ponto de iluminação é de 2018 e só fui informado que o pedido estava em avaliação. Depois disso, tentei cobrar novamente, sem sucesso, sendo que pago duas taxas de iluminação", descreve. Sem iluminação pública, Dalcin comenta que está difícil a vida no local. "Está perigoso, porque podem ocorrer assaltos à noite. Já tive problemas de abordagem de pessoas suspeitas", acrescenta.


Preencha o formulário e descreva seu problema:
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS