Publicidade
Notícias | Região Meio Ambiente

Ouriço é resgatado em Campo Bom

Animal foi recolhido por agricultores; município alerta para os cuidados de preservação da espécie

Última atualização: 11.09.2019 às 14:25

Foto por: Prefeitura de Campo Bom / Divulgação
Descrição da foto: Animal foi recolhido nesta manhã de quarta-feira

Foi resgatado na manhã desta quarta-feira (11), em Campo Bom, um filhote de Ouriço-caixeiro (Coendou spinosus). O resgate foi realizado pela  Prefeitura,  por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O animal foi recolhido por agricultores. Ele se encontrava junto à mãe, que segundo relatos foi morta por cães. O ouriço-caixeiro é um animal herbívoro, que se alimenta principalmente de frutos, tem hábitos noturnos e pertence à família dos roedores. Como característica mais marcante, apresenta pêlos modificados em forma de espinhos e, por isso, é, também, conhecido como "porco-espinho".


Orientação

Ao contrário do imaginário popular, o animal não tem capacidade de arremessar os espinhos como defesa. Estes espinhos se desprendem do corpo do animal quando ele é atacado, ou seja, quando mordido por cães ou pego na mão por pessoas que tentam capturá-lo. As principais ameaças à vida destes animais são o ataque de cães e a degradação das florestas onde vivem.

Em Campo Bom, um dos principais refúgios dos ouriços-caixeiros é a região do bairro Quatro Colônias Norte, além da mata leste e os banhados ao sul da cidade. Caso encontre algum animal silvestre em áreas de mata, a prefeitura recomenda que o animal não seja perturbado. Caso o animal esteja em risco, ferido ou na zona urbana, acione a Secretaria do Meio Ambiente para o resgate e cuidados necessários.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.