Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

Seu problema também é nosso

Vizinhos de posto de saúde, moradores precisam buscar atendimento a 5 km de distância

Prefeitura tem conduzido pacientes do bairro Roselândia para o Primavera


Uma unidade de saúde fica a 130 metros do apartamento do porteiro Dione Altemir Konrath, 51 anos. A outra, a mais de cinco quilômetros de distância. Chegar até a primeira delas é simples - uma caminhada de dois minutos resolve. Já até a segunda, é necessário pegar dois ônibus ou fazer um trajeto que dura em torno de dez minutos de carro.

O problema é que a Prefeitura de Novo Hamburgo está conduzindo os moradores do Residencial Munique, no bairro Roselândia, para esta segunda opção. Atualmente, eles não recebem atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Roselândia, na Rua Benjamin Altmayer. O encaminhamento é realizado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Primavera, na Rua Boa Saúde, bairro Primavera.

São em torno de 140 famílias afetadas pela situação, com uma média total de 400 pessoas. "A gente não consegue ser atendido na USF porque alegam que não temos cadastro e estamos fora da zona deste mapeamento. Quando nos mudamos para cá, há dois anos, até chegaram a atender. Mas, depois que saiu um dos médicos, começaram a nos mandar para o Primavera", explica Konrath.

A dona de casa Mônica Cardoso, 33, tem dois filhos pequenos e se preocupa com a orientação. "Às vezes acaba ocorrendo alguma emergência e tínhamos a segurança de ter o postinho aqui do lado. Mas é ruim saber que não vamos poder usufruir", comenta. "Como a USF não está nos atendendo, não contamos com aquele trabalho dos agentes de saúde da família que passam nas casas", lembra o empresário Henrique Bitencourt, 61.

Postos distantes

O que diz a Fundação de Saúde

 

De acordo com a FSNH, somente se não houver disponibilidade de atendimento médico para o mesmo dia o paciente é acolhido na USF Roselândia e, de acordo com a gravidade do caso, referenciado para a UBS Primavera. Os usuários são atendidos na USF Roselândia para consultas de pré-natal, coletas de pré-câncer do colo do útero, e procedimentos ambulatoriais, como administração de vacinas, nebulização, curativos, administração de medicamentos, verificação de pressão arterial e hemoglicoteste. Quando há a necessidade de consulta médica, são acolhidos na unidade da Roselândia e é realizado agendamento na UBS Primavera por contato telefônico. O paciente já sai com sua consulta agendada.

Sobre a questão dos agentes comunitários de saúde, a instituição afirma que os mesmos atendem o Residencial Munique. Em relação ao problema com o deslocamento, a FSNH destaca que as unidades de saúde não disponibilizam passagens ou transporte, salvo em casos de urgência/emergência. Em caso de necessidade, a orientação é de que o usuário procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua área.

Outro ponto importante, de acordo com o diretor de Gestão Ambulatorial e Atenção Básica de Saúde da FSNH, Carlos Adriano Gusen dos Reis, é que a fundação está em processo de chamamento de sete médicos de saúde coletiva e médico generalista para atenção básica (de processos seletivos anteriores). "Temos, ainda, um novo processo seletivo aberto, em andamento, com previsão de término para dia 20 de maio", afirma. Os médicos irão atuar nas áreas que estão sem cobertura médica em equipes cadastradas como ESF e atendimento de pacientes que não estão em área de abrangência da ESF (fora de área).


Preencha o formulário e descreva seu problema:
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS