Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Doação de medula óssea

Mais de 100 policiais civis participam de uma operação especial em Novo Hamburgo

Agentes de 16 cidades da região se tornam voluntários para doação de medula óssea
24/06/2019 03:00 24/06/2019 11:15

Foto por: Adriana Lima/GES-Especial
Descrição da foto: EQUIPE PREPARADA: agentes de Novo Hamburgo estão entre os 120 inscritos na ação
Armados com a satisfação em servir o próximo, um grupo de policiais civis da região se prepara para uma ação muito especial em Novo Hamburgo nesta semana. A Operação Solidariedade reúne 120 agentes da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM) que se tornaram voluntários para o cadastro de doação de medula óssea, em um evento organizado pelo curso de Biomedicina da Universidade Feevale entre os dias 25 e 27 de junho. Além de Novo Hamburgo, policiais de São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha, Nova Hartz, Capela de Santana, Ivoti, Dois Irmãos, Parobé, Portão e Santa Maria do Herval participarão da atividade, que também é aberta ao público, ou seja, todos podem entrar nessa triagem solidária.

O titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Novo Hamburgo, delegado Rogério Baggio, conta que a ideia foi aprovada pelo efetivo. "Trabalhamos muito com a morte e pensamos em como poderíamos também trabalhar com a vida. Aí conversei com o pessoal da equipe da Homicídios e foi unânime a aceitação da ideia. Então levamos aos superiores e fizemos contato com a Feevale que já havia feito a ação antes, num retorno positivo", diz.

 

Como é o teste?

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Simone Rossetto, coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Feevale
A coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Feevale, Simone Rossetto, explica que o participante não precisa fazer nenhum preparo prévio e que o cadastramento é bem simples. “O voluntário deverá preencher uma ficha cadastral, assinar um Termo de Consentimento e permitir a coleta de 5 mL de sangue no braço, igual quando coletam exames no laboratório”, explica, acrescentando que o único risco ao doador é de um desconforto devido à punção no braço.

E quem pode ser beneficiado com a ação? Pacientes do mundo todo! “O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME – atua articulado aos cadastros de todo o mundo. Atualmente, a busca por doadores para pacientes brasileiros é realizada simultaneamente no Brasil e no exterior. Os bancos internacionais também acessam os dados dos candidatos a doadores a partir de sistemas especializados”, informa.

Em caso de confirmação da compatibilidade, Simone ressalta que o potencial doador realiza alguns exames clínicos e laboratoriais e aí então passa pelo procedimento de retirada da medula do interior dos ossos da bacia, por meio de punções. A intervenção dura cerca de 90 minutos e requer anestesia peridural ou geral e internação de 24 horas. “A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias”, acrescenta a professora.

Serviço

Quando: de 25 a 27 de junho
Horário: terça, das 13h30 às 21 horas; quarta-feira, das 8 às 21 horas e quinta-feira, das 8 às 17 horas
Local: Centro Integrado de Especialidades em Saúde – Cies (Rua Rubem Berta, 200, Novo Hamburgo)
Número de coletas: até 500 voluntários, por ordem de chegada.
Pré-requisito: ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS