Publicidade
Cotidiano Tradição levada por sulistas

Do Sul ao Norte: conheça Fritz Canecão, estrela da Oktoberfest de Roraima

Morador de Ivoti, Paulo Braun tem a música em sua vida há mais de 30 anos; ele se apresenta neste fim de semana em Boa Vista

Por Daniela Moraes
Última atualização: 19.10.2019 às 19:02

Paulo Braun na pele do Fritz Canecão Foto: Karison Bremm/ Especial
Ele começou na música há 36 anos, mas foi só há dois anos que o talento ganhou mais visibilidade. Nascido em São Carlos, Santa Catarina, Paulo José Braun, 53 anos, conta que seu primeiro contato com a música foi na igreja. "Lá não tinha músicos, morava bem no interior, em Linha Navegantes, então começamos a cantar na igreja. Meu irmão adquiriu o primeiro violão e depois um trombone", conta. Mas não tinha aula de música nas proximidades, então seu irmão foi ao Paraná para aprender a tocar o instrumento com um primo.

"Quando voltou para casa, me incentivou a aprender e trouxe um trompete pra casa. Eu comecei a teimar com o instrumento. Aula não tinha, então eu teimava pra aprender. Tem que ser muito teimoso mesmo", recorda, entre risos. E foi teimando que ele conseguiu seguir na música, mas nunca como a única fonte de renda. Passou pela roça, construção civil e por vendas, mas a música sempre em paralelo.

Levar alegria

Os mais de 30 anos de carreira e experiência com o público motivaram o surgimento do personagem Fritz Canecão. "Eu sempre fui admirador da música tradicional de Kerb, música alemã e de bandinha", conta Braun que já participou da Banda Brilha Som, de Feliz, com mais de 25 anos de história e dois discos de ouro na qual fez amizades que leva até hoje.

"Com o Fritz, trago toda energia e inspiração de um grande sonho que é levar alegria para as pessoas. Hoje, onde vou levo o canecão. Se não levo, o personagem não está completo", diz. "Quando eu uso a minha roupa eu consigo ver o Fritz como outra pessoa, com outra voz".

Casado com Rosali, 50, Braun é pai de Djônades, 32, Deivid, 22, e Wander, 10 anos. Os dois mais velhos já demonstram afinidade com a música.

Recepção

A Oktoberfest de Roraima é uma iniciativa de moradores do Sul do Brasil que se mudaram para o Estado do Norte. A intenção é não se afastar das tradições e das origens. E nada melhor do que uma festa para isso. A programação começou ontem e segue até domingo na capital Boa Vista. "Eu fui para lá na Semana Farroupilha, mas Oktober será diferente. Eles nos acolhem tão bem, esperam a gente, se programam pra receber. É emocionante estar lá, rever amigos e fazer novas amizades", comenta.

Gravação do primeiro DVD

Um grande sonho de Paulo Braun era a realização do primeiro DVD do personagem. E ocorrerá ainda neste ano.

Bella Ciao vira Alles Blau

O personagem Fritz Canecão ganha também a Internet com vídeos bem humorados, paródias de músicas e histórias do cotidiano de uma pessoa simples. A mais recente é a versão de Alles Blau ao ritmo de Bella Ciao, da trama da série La Casa de Papel, da Netflix.

Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.