Publicidade
Cotidiano | Estilo de vida Animalescas

Furões são bons companheiros, mas exigem cuidados especiais

Middy Olívia é a alegria da tutora que considera a espécie apaixonante

Por Juliana Nunes
Última atualização: 28.10.2019 às 18:08

Espécie exige cuidados e alimentação especial de seus tutores mas é apaixonante Foto: Gabriela Krug/Especial
Um bichinho de estimação um tanto quanto diferente. Com apenas 700 gramas a Middy Olívia preenche vários cantos da casa e o coração da assistente social, Gabriela Krug, 33 anos. A adoção do ferret, ou furão, iniciou há quatro anos. "Sempre sonhei em ter uma criaturinha dessas. Pesquisei sobre veterinário que atende animais exóticos, sobre alimentação e cuidados básicos. E tive que fazer algumas adaptações na casa para recebê-la. Ela tem uma gaiola de dois andares e no verão fica em local com ar-condicionado", conta Gabriela que tem também cães.

E será que é simples ter um furão em casa? Segundo a assistente social que mora em Taquara, é recompensador, mas não é fácil. "Requer dedicação, amor, e necessidades específicas. É preciso pensar muito bem antes de adquirir um. Tem que se informar, verificar condições financeiras para dar uma boa qualidade de vida e também se terá tempo para se dedicar ao ferret", afirma.

Entre os cuidados com a Middy estão ração própria para sua espécie. "Precisa comer ração própria para ferret, e ela faz consultas e exames com veterinário especializado em Porto Alegre", comenta.

Segundo Gabriela, os furões legalizados entram no País castrados, com microchip e uma marquinha na orelha, como uma tatuagem.

A alegria destemida da Middy

A Middy Olívia adora curtir alguns locais da casa, mas sempre com supervisão da tutora. "Eles são destemidos e se enfiam em qualquer buraco. Há relatos de ferret que morreram ao entrar no ralo de banheiro e caixas de gordura. Ela fica sob minha supervisão", explica.

A alegria do ferret é mostrada de forma diferenciada. "Ela emite um som e o rabinho fica igual a um espanador".

Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

 


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.