Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Verduras orgânicas

Como fazer a sua horta doméstica

Além de garantir alimentos frescos e sem agrotóxicos, atividade ainda permite uma interação com a natureza que a vida urbana costuma afastar da rotina

Publicado em: 29.12.2020 às 06:00

Women holding delicious fresh vegetables

As hortas domésticas têm sido uma alternativa cada vez mais presente no dia a dia das cidades. Além de garantir alimentos frescos e sem agrotóxicos — busca constante de quem quer uma alimentação mais saudável — ainda permite uma interação com a natureza que a vida urbana costuma afastar da rotina.

Para apostar na saúde e bem-estar que uma horta caseira proporciona, você pode escolher entre diversas variedades de temperos, legumes, verduras, pequenos frutos, ervas, entre outros vegetais para cultivo. Confira as sugestões da Tramontina.

Antes de tudo, atenção ao selecionar o local para cultivo. Dê preferência por espaços com boa exposição solar e ventilação.

Outra dica importante é delimitar os canteiros: a largura recomendável não deve exceder 1,2 metro para facilitar o acesso. Isso evita o pisoteio na região de cultivo.

Uma ferramenta fundamental para iniciar uma horta caseira é uma boa enxada: use-a para incorporar o adubo ao solo, e também na capina, para remover as ervas espontâneas que surgirem no local.
Antes de começar o plantio, não esqueça de fazer o nivelamento do canteiro. Você pode usar um ancinho, com dentes que facilitam a retirada dos torrões e pedras em meio à terra já descompactada.

O plantio das mudas e também das sementes pode ser feito com auxílio de uma pazinha, que permite abrir pequenos buracos para o plantio. Nesse momento, cuide para não enterrar totalmente a muda: somente as raízes devem ficar sob a terra.

Não esqueça de adotar um espaçamento adequado entre as mudas ou sementes durante o plantio. Elas precisarão de espaço para crescer, que vai depender da variedade escolhida.
Realize o plantio com mais frequência e em menor quantidade. Assim, você sempre terá verduras frescas para colher.

Para a irrigação frequente, use uma hidropistola com jato de gotas finas. Dessa forma, você evita danos ao vegetal e também previne o movimento de solo.

Com essas dicas, é só escolher as variedades de vegetais. Aproveite para envolver toda a família nessa atividade: o contato com a terra também é prazeroso. E a mesa vai ficar cheia de alimentos saudáveis, plantados e colhidos por todos.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.