Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Soluções para o lar

Varandas usadas para as refeições

Especialistas explicam como transformar esses ambientes em espaços gourmet

Publicado em: 07.04.2021 às 06:00

Varandas que são usadas como salas de jantar

Há muito tempo a varanda deixou de ser aquele espaço de segundo plano do apartamento ou apenas complementar para receber algumas plantinhas. Seja para ampliar a área útil do lar, seja para promover bem-estar dos moradores, mostra cada vez mais a sua relevância nos projetos.

Entre as tendências que o profissional de arquitetura de interiores ou o morador podem implementar para essa área está o posicionamento da sala de jantar. A varanda de jantar pode se configurar como uma solução, no caso de imóveis pequenos, como também um novo olhar na decoração residencial. "Por contarmos com o fechamento de vidro e a discrição das persianas que sempre instalamos por todo perímetro do espaço, sem dúvida o projeto ganha um algo a mais. Já pensou jantar com a participação da luz noturna ou a possibilidade de apreciar uma deliciosa vista do bairro?", revela Fernanda Mendonça, arquiteta do Oliva Arquitetura.

Para a também arquiteta e sócia do escritório, Bianca Atalla, a localização da varanda confere um clima despojado e um charme que a formatação clássica da sala de jantar não traria. "Pensando nas oportunidades para receber amigos, o ambiente fica mais descontraído, deixando de lado aquela formalidade que o jantar carrega, mas sem esquecer da elegância", diz.

Cortina de vidro protege contra o sol e a chuva

Pensando nessa composição, as arquitetas enfatizam a necessidade da instalação da cortina de vidro, essencial para a proteção contra as intempéries da chuva e do sol, além do conforto térmico. "Na época de outono e inverno, por exemplo, ninguém se sentirá confortável em estar, por um longo período, sentindo frio", conta Fernanda.

Além disso, junto com a especificação dos materiais utilizados na varanda, deve-se evitar o piso de madeira, que pode deformar em contato com a água ou apresentar problemas em função da incidência do sol. "Porcelanato é uma excelente pedida e atende com muita eficácia tanto na parte técnica, como na estética, por conta da variedade de acabamentos", conta Bianca.

Da mesma forma, o tecido que reveste as cadeiras deve ser resistente à água e protegido contra os raios solares. "No tocante à iluminação, sempre conferimos com as normas do edifício o tipo de luz e acessórios que devem ser especificados na varanda", completa ela.

 


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.