Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Cantinhos especiais

Inspirações na cultura pop

O dia 25 de maio é marcado pelo Dia do Orgulho Geek ou para os mais íntimos, o Dia da Toalha

Publicado em: 21.05.2021 às 06:00

O dia 25 de maio é marcado pelo Dia do Orgulho Geek ou para os mais íntimos, o Dia da Toalha. A data é uma das mais importantes no calendário da cultura pop e foi criada em 2001 para homenagear o autor e criador do Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams, que morreu em 11 de maio do mesmo ano. Além do autor, o dia 25 de maio marca a estreia do primeiro filme da franquia Star Wars. O episódio IV: Uma Nova Esperança, foi lançado em 25 de maio de 1977.

Independentemente do nome, a data também simboliza o crescimento da cultura pop, que vem ganhando cada vez mais força no Brasil. E quando se trata deste público, nerds e geeks são apaixonados pelo ato de colecionar e expor todo esse material em seu mobiliário, criando uma decoração temática.

De acordo com a arquiteta Marina Carvalho, uma infinidade de objetos pode nos remeter a uma decoração geek, desde um pôster de filme favorito, quadrinhos, estante de livros e DVDs ou bonecos de uma edição exclusiva. "No décor geek, mergulhamos nessas referências que, em boa parte, deriva do acervo pessoal do cliente. Essa é a essência do nosso trabalho", explica.

Pensando nisso, ela separou uma série de projetos realizados por diferentes escritórios de arquitetura. São sugestões para inspirar a decoração de um cantinho especial temático para quem aprecia o estilo e faz questão de enaltecê-lo em casa. Acompanhe a seguir:

No clima de Star Wars

Cultura pop, cultura geek

Neste projeto, realizado pela arquiteta Carla Felippi, expert em criar espaços dos sonhos, a profissional trouxe diversos elementos do filme Star Wars para um cenário particular do morador com a marcenaria.


Referências ao cinema e à música

Cultura pop, cultura geek

A varanda integrada com churrasqueira assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni traz um clima mais sofisticado, mas sem deixar o gosto pelo filme clássico O Poderoso Chefão de lado.

Cultura pop, cultura geek

No projeto de Fernanda Campiolo foram inseridas cores fortes como o roxo e o vermelho. Além disso, o espaço de home office/estudo é marcado por colecionáveis do morador, como a figura do cantor e ator inglês David Bowie.

Grafite e papel de parede

Cultura pop, cultura geek O grafite feito em toda a extensão da parede possibilitou a criação de inúmeros desenhos e referências à cultura pop.

 

Cultura pop, cultura geek

 

Neste projeto da arquiteta Flávia Nobre e da designer de interiores Roberta Saes, o papel de parede do Homem-Aranha quebra a seriedade do quarto do pequeno morador.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.