Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Dicas

Móveis de madeira: cuidados na limpeza e manutenção

Saiba o que fazer para que se mantenham bonitos e com aparência de novos por muitos e muitos anos.

Publicado em: 30.07.2021 às 06:00

Na hora de investir em um móvel novo para a casa, as exigências que surgem são as mais diversas: precisa ser bonito, encaixar-se bem na decoração proposta, ter uma boa qualidade e durabilidade. Por isso, aliando beleza e durabilidade, os móveis em madeira são sempre uma excelente opção para quem busca preencher todos esses requisitos. Mas a verdade é que precisam de alguns cuidados específicos para se manterem bonitos e com aparência de novos por muitos e muitos anos.

Móveis de madeira - manutenção

"Os móveis em madeira são conhecidos por conferir elegância aos espaços e por terem uma alta durabilidade quando comparados com mobiliários em MDF, por exemplo. Por isso, costumamos dizer que é um móvel para a vida toda", explica a arquiteta Carina Dal Fabbro. A especialista também reforça a importância em optar por móveis feitos com madeiras certificadas pelo FSC Brasil. "Saber a procedência do que estamos colocando dentro de nossas casas é fundamental", garante.

Pensando não só no cuidado na hora de comprar os móveis, como também na sua conservação no dia a dia, a arquiteta listou cinco dicas que aumentarão a vida útil do mobiliário sem que ele perca a beleza.

A posição do mobiliário no lar também deve ser levada em consideração. Além da otimização do layout para melhor circulação no ambiente, é importante considerar uma distância de 5 a 7 cm da parede para evitar o contato com possíveis focos de umidade. E, quando se fala de peças feitas especialmente para áreas internas, o ideal é evitar que fiquem muito tempo expostas diretamente ao sol.

"A luz solar direta e diária pode fazer com que a madeira desbote. Além disso, com as mudanças de temperatura, o item pode sofrer com o efeito de dilatação e contração da madeira, afrouxando parafusos e juntas e, em casos mais graves, causando até rachaduras", discorre a arquiteta. Para evitar que isso aconteça, é possível regular a entrada do sol no lar fazendo o uso de cortinas e persianas.

Como evitar o surgimento de fungos e cupins

Para evitar o acúmulo de sujeira e poeira, a dica é simples: limpe as superfícies regularmente com uma flanela seca de microfibra. "O tecido macio não arranha o móvel e retira com mais facilidade o pó se comparado à eficácia dos panos comuns", esclarece Carina.

Em seguida, pode-se utilizar também um pano úmido com água e sabão neutro para tirar as sujeiras mais difíceis. Contudo, de tempos em tempos é necessário uma faxina um pouco mais intensa para evitar o aparecimento de fungos e cupins.

"Mas mesmo nestes momentos, é importante lembrar que não se deve, em hipótese alguma, utilizar produtos químicos abrasivos. Eles alteram as propriedades do móvel, geram desgaste na peça e podem até mesmo alterar a sua cor", pontua a especialista.

O álcool, por exemplo, é capaz de manchar a madeira - deixando-a esbranquiçada - de forma irreversível. "Para adquirir o brilho que os móveis novos costumam ter, utilize uma cera própria para madeira seguido de um polimento com um pano macio. Fica perfeito", continua.

Cuidado ao apoiar objetos

Sempre que possível, evite colocar objetos quentes, úmidos ou que soltem tinta diretamente sobre o mobiliário. Objetos pontiagudos ou cortantes, como facas e tesouras, devem sempre estar em seu suporte para impedir riscos ou manchas nas superfícies.

Outra dica é nunca apoiar copos ou garrafas diretamente na mesa. A "transpiração" do corpo com bebidas geladas pode deixar marcas que, ao secar, não sairão. "Por isso, utilize sempre um apoio ou toalhas ao se servir. Boas escolhas promovem ainda mais elegância", conta a arquiteta.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.