Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Interiores

Solução para camuflar e ampliar os ambientes

Especialistas detalham o recurso conhecido como porta mimetizada, que se traduz em disfarçar uma passagem e, com isso, deixar o ambiente com um visual mais atraente

Publicado em: 02.08.2021 às 06:00 Última atualização: 02.08.2021 às 09:29

Cada vez mais adotado na arquitetura de interiores, o recurso conhecido como porta mimetizada se traduz em disfarçar uma passagem e, com isso, deixar o ambiente com um visual mais atraente, colaborando, ainda, para a sensação de amplitude. Pode ser utilizada tanto em painéis, para dividir dois espaços, ou para dar continuidade em um móvel de marcenaria, por exemplo, seguindo o mesmo layout.

"As portas mimetizadas concebem mais elegância e sofisticação ao espaço. São recursos que usamos com frequência e que os clientes têm solicitado, principalmente aqueles que são adeptos de um visual mais clean", conta a arquiteta Camila Corradi, sócia do escritório Corradi Mello Arquitetura ao lado da designer de interiores Thatiana Mello.

Porém, ao optar por esse recurso, as profissionais frisam a importância do acabamento e da escolha de fornecedores experientes na área, segredos para alcançar um mimetismo perfeito. A seguir, confira as dicas e explicações que elas elencaram!

Existem várias formas para mimetizar uma porta, então, o material depende bastante do estilo de decoração proposto, bem como o gosto pessoal dos moradores. É possível criar um mimetismo aplicando tom sobre tom, onde a cor da parede do entorno também é empregada para revestir a porta. Todavia, essa constituição igualmente permite a execução com vidro ou estrutura metálica. "Ainda assim, a madeira segue como nossa preferida, justamente por conseguir unificar o refinamento aos conceitos de organização e amplitude de um ambiente", explica Thatiana.

Contraste com a madeira

Portas mimetizadas

Na imagem acima, a parede cinza que separa a cozinha da sala de jantar incorporou uma porta mimetizada e um passa-prato, que facilita o manuseio entre os ambientes. A cor promoveu um contraste delicado e primoroso aos tons de madeira especificados no décor

Puxadores no modelo cava são os mais adequados

Colaborando para uma similitude perfeita, a sugestão é escolher puxadores no modelo cava, ou seja, embutidos no próprio material. A decisão se configura como uma opção para os adeptos de um décor discreto protagonizado pelo projeto e a estética da porta, e não por seus adereços.

No painel abaixo, as portas mimetizadas com puxadores cava ajudam na proposta de unicidade. Em um primeiro olhar, a aparência é de um painel único, sem aberturas e com efeito impecável.

 

Portas mimetizadas

 

Praticidade e otimização de espaços

Além de contribuírem nas questões estéticas e decorativas, outra função importante das portas mimetizadas é a de integrar e cooperar na organização dos espaços. Entre as situações já encontradas pelas especialistas estavam quadros elétricos ou tubulações de ar-condicionado que precisavam ser camuflados. "Em ambientes pequenos, elas também são muito funcionais, uma vez que conseguimos ocultar a porta quando precisarmos de mais área disponível", finaliza Thatiana.

Instalação

Para portas de correr, a presença de um trilho no teto e roldanas, permitindo que as folhas corram. Já em casos de portas de abrir, o segredo está nas dobradiças especiais, que acabam por onerar o curso dos modelos mimetizados.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.