Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Interiores

Beleza e aconchego para o lar

O forro também compõe a assinatura que torna o projeto único, garantindo ainda isolamento térmico e acústico

Publicado em: 09.09.2021 às 06:00

Você já reparou que boa parte da beleza e do aconchego de uma casa fica por conta do acabamento? Quando escolhidos a dedo pelo proprietário, o revestimento e a pintura revelam muito sobre o perfil e as preferências de quem mora ali.

Tetos e forros

Na hora de selecionar um entre os diferentes tipos de forro ocorre o mesmo. O dono do projeto escolhe aquele que faz mais sentido para si e sua família, levando em conta aspectos como estética, durabilidade e investimento.

O forro também compõe a assinatura que torna o projeto único, garantindo ainda isolamento térmico e acústico.

Por isso, não dá para errar na hora de escolher a melhor opção entre os tipos de forro: o material precisa contribuir para deixar o projeto bonito e funcional, entregando conforto aos moradores.

Para ajudar a esclarecer, o Fórum da Construção mostra as principais opções de forro disponíveis no mercado. Confira as características, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo de forro e saiba como escolher o ideal para o seu projeto.

Alguns tipos de materiais que podem ser utilizados na obra

Gesso

É um dos mais usados, especialmente quando o projeto inclui rebaixamento de gesso e uso de iluminação embutida. Sem dúvida, é um forro que valoriza o ambiente. O mercado oferece dois tipos de acabamento em gesso: tradicional e drywall/ gesso acartonado. Uma das principais vantagens do acabamento em gesso é a possibilidade de fazer a iluminação embutida usando spots de lâmpadas, que garantem um ambiente mais charmoso e aconchegante. Além disso, o gesso proporciona conforto acústico e térmico, uma vez que isola barulhos e mantém a temperatura agradável. Outro destaque é a facilidade na manutenção: reparos e adequações podem ser feitos sem qualquer dificuldade. Infelizmente, o gesso tende a absorver a umidade do ambiente. Por isso, é importante evitar a aplicação do material em áreas úmidas, como banheiro.

PVC

Embora a estética não seja o ponto forte do PVC, esse é um dos tipos de forro que tem sido amplamente usado em diferentes projetos. Isso porque reúne uma série de atributos e diferenciais.

A praticidade e a rapidez na instalação aliadas à durabilidade desse tipo de material o colocam em destaque quando comparado aos outros tipos de forro.

Diferentemente do gesso, o uso das placas de PVC não oferece um isolamento acústico e térmico tão bom. Se optar por esse material, use uma lã mineral entre o forro e o telhado. Além disso, outro cuidado é importante: não instale forro de PVC em ambientes expostos a altas temperaturas, como cozinhas e áreas gourmet com churrasqueira, pois o material tem baixa resistência ao fogo.

Madeira

É um material nobre, que oferece um toque sofisticado ao ambiente. Embora exija um investimento mais alto, dado o seu custo, esse é o tipo de forro que valoriza a estética do projeto, oferecendo uma sensação de aconchego para quem usa o espaço.

Além disso, o forro em madeira é curinga e atemporal, uma vez que combina perfeitamente com projetos clássicos e contemporâneos.

Entre os tipos de forro, o modelo que usa madeira é conhecido como lambri, nome dado às lâminas de madeira que são encaixadas para compor o forro.

Bambu

Quer uma alternativa mais barata que a madeira? O forro em bambu é uma nova tendência para o acabamento que vem sendo aplicada, especialmente, em projetos mais ecológicos e sustentáveis.

Assim como a madeira, por ser um material extraído da natureza, o bambu consegue proporcionar um ambiente aconchegante e ótimo isolamento acústico.

Com o tempo, o bambu sofre desgaste natural, exigindo que o acabamento seja renovado. Ainda assim, este é um dos tipos de forro que tem ótimo custo-benefício para projetos que aliam beleza e conforto. A instalação também é simples, prática e rápida, já que dispensa a pintura.

Contudo, assim como a madeira, o bambu também precisa receber tratamento antes da instalação.

Cimento aparente

Dependendo da proposta do seu projeto, o forro de cimento aparente pode ser a opção perfeita. Combina muito com o estilo industrial de decoração. Se bem aplicado, pode deixar o ambiente sofisticado e moderno.

Como dispensa a pintura, esse é um dos tipos de forro que se destaca pelo baixo custo e rapidez na aplicação. Além disso, caracteriza-se pela alta resistência à umidade, podendo ser usado, inclusive no banheiro.

Metálico

Amplamente usado na década de 1960, hoje este acabamento recebe destaque em projetos arquitetônicos que remetem a essa época. Possui uma série de vantagens, a começar pela alta resistência à umidade. O material metálico pode ser usado em ambientes úmidos e molhados, como banheiro e área da piscina.

Outra vantagem é a variedade de formas disponíveis no mercado. Você pode escolher entre chapas lisas ou com detalhes que formam desenhos. O material também pode ser pintado.

Fonte: blog.tocaobra.com.br


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.