Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Interiores

Conheça a função da sala íntima, que está novamente em alta

Cômodo pode ser utilizado para leitura,descanso e até trabalho

Publicado em: 25.10.2021 às 06:00

Como o nome já indica, a sala íntima é uma ambientação localizada na área destinada aos dormitórios de uma casa, servindo como uma antessala. Com a pandemia, o cômodo - que estava esquecido nos projetos de arquitetura -, voltou a ser tendência e, além de se configurar como um espaço mais privativo para o descanso e leitura dos moradores, pode acoplar um home office ou funcionar como sala de televisão, se tornando, assim, um convite para o convívio familiar.

Sala íntima

Antes de dar andamento em um projeto de sala íntima, é necessário avaliar quais são os hábitos da família e, junto a isso, analisar o espaço disponível. "Temos que observar se o cômodo vai funcionar melhor como sala de televisão ou home office, se será integrado ao living ou algo mais restrito", explica a arquiteta Camila Corradi, que faz dupla com a designer de interiores Thatiana Mello no escritório Corradi Mello Arquitetura. "Porém, por mais que tenha voltado a ser tendência entre 2020 e 2021, não podemos considerar como um pedido frequente. A maioria ainda prefere ambientes integrados, como um espaço para televisão e bancada para estudos e trabalho dentro do próprio quarto", completa.

Muito recomendado para residências com crianças e adolescentes, o cômodo pode funcionar como uma sala de televisão, onde os pequenos conseguem ter uma liberdade maior para assistir a um filme ou desenho. "Devido ao atual momento, muitas pessoas também estão solicitando o ambiente com bancada para trabalho e estudos", comenta Thatiana.

O prazer da leitura

Sala íntima

No projeto acima, as profissionais instalaram a sala íntima onde antes era um dos quartos do apartamento. Acoplada à suíte máster, foi pensada exclusivamente para o morador, que adora ler. O sofá aconchegante conta com um suporte de madeira para armazenar livros, revistas e jornais.

Cores neutras

Sala íntima

Acima, foi utilizada uma paleta de cores neutras. Um tapete que delimita a área da televisão e, ao lado do sofá, a mesinha lateral recebe os itens decorativos e o cesto de fibras naturais está pronto para manter as mantas sempre organizadas e prontinhas para o uso.

Como decorar?

Por estar situada ligeiramente distante das demais áreas sociais, a sala íntima pode e deve se adaptar às necessidades da família, o que também diz respeito à decoração. "Ao realizar o projeto de décor, devemos trazer - ainda mais -, a personalidade dos moradores, para que eles se sintam à vontade naquele espaço", discorre Camila.

E, para que isso aconteça, as profissionais costumam apostar em fotos, lembranças de viagens, objetos familiares e até mesmo móveis que já percorreram algumas gerações, por exemplo.

"Para esses casos, gostamos de investir em móveis de madeira natural, pois é um material que contribui para uma atmosfera acolhedora", conta Thatiana. O emprego de tapetes confortáveis, mantas estendidas sobre o sofá ou armazenadas em cestos, e até mesmo de uma iluminação amena e pontual, traz para a sala íntima essa sensação de comodidade na convivência familiar.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.