Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Mais segurança em casa

Dicas para evitar acidentes e mortes com choques elétricos

Em 2021, 761 mortes foram registradas no Brasil devido a acidentes de origem elétrica

Publicado em: 13.05.2022 às 06:00

Imaginar o nosso dia a dia sem o uso da energia elétrica é praticamente impossível - e cada vez mais equipamentos e sistemas eletroeletrônicos estão presentes nas tarefas cotidianas. Com isso, é possível garantir agilidade, conforto e qualidade de vida, bem como tantos outros fatores com o uso dos eletroeletrônicos. Mas é importante destacar que a energia elétrica, que permite que os sistemas e equipamentos funcionem, requer uma instalação elétrica adequada, projetada e executada de forma a atender todas as medidas de segurança. Assim, em caso de algum problema, os sistemas de proteção garantem a tranquilidade dos usuários e das instalações.

Além de uma instalação elétrica adequada, também são necessários cuidados no uso da energia elétrica, já que atitudes e ações sem a devida atenção podem acarretar em acidentes de origem elétrica.

No Brasil, os números de acidentes de origem elétrica resultando em perdas de vidas são descritos no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. O último anuário publicado apresenta o número total de acidentes de origem elétrica registrados em 2021, no Brasil. Os dados são divididos em três principais linhas: Choques elétricos, Incêndios por sobrecarga da instalação elétrica e Acidentes com as descargas atmosféricas.

O documento destaca que em 2021 houve 761 mortes devido a acidentes de origem elétrica, sendo 89% do total causado por choque elétrico, 6% provenientes de incêndios que tiveram origem na sobrecarga e 5% devido a descargas atmosféricas.

De acordo com a engenheira Eletricista Caroline Raduns, conselheira da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea-RS, verifica-se que o choque elétrico é o principal fator das mortes de acidentes de origem elétrica. "É a passagem da corrente elétrica pelo corpo. Uma das formas de garantir a segurança e evitar o choque elétrico é o uso de instalações elétricas projetadas e executadas por profissionais legalmente habilitados. Também é importante a manutenção periódica e, sempre que necessário, a adequação para atender novas cargas elétricas", recomenda. Outro fator preponderante para evitar os acidentes de origem elétrica, de acordo Caroline, é a atitude segura.

 

Recomendações aparelhos elétricos


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.