O home office virou realidade para muita gente nos últimos dois anos e se tornou uma tendência que veio para ficar. Com o aumento da produtividade dos funcionários e a praticidade do trabalho remoto, muitas empresas nem pensam em voltar ao regime 100% presencial, investindo, algumas vezes, em formatos híbridos. Com isso, a demanda por um local de trabalho adequado segue alta nos projetos residenciais.
"Muito mais do que mesa, cadeira e computador, o escritório é um cantinho que merece muita atenção. Afinal, passamos boa parte do nosso dia ali", lembra a arquiteta Carina Dal Fabbro.
Para que o espaço de trabalho seja perfeito, convém pensar, antes de mais nada, na ergonomia e na organização. "Nada mais justo do que deixá-lo o mais agradável e confortável possível", pontua Carina. A primeira recomendação é que se invista em uma cadeira ergonômica para o escritório e em uma mesa que respeite as dimensões necessárias a fim de evitar desconfortos. "A altura da mesa costuma variar entre 70 cm e 75 cm, podendo ser maior ou menor quando consideramos a estatura do morador", orienta a profissional.
Além disso, também é essencial priorizar a iluminação. O ideal é que a mesa fique próxima da janela para que o usuário possa usufruir da luz natural. Para dias mais escuros ou para os momentos de trabalhar à noite, uma luminária de mesa é providencial.
Após os cuidados com o mobiliário, o primeiro passo para quem quer organizar a mesa de trabalho é deixar sobre a bancada apenas os itens que são utilizados continuamente, ou seja, computador ou notebook, porta-lápis e bloco de anotações. "Quanto mais coisas sobre o móvel, mais fácil é de chegar ao visual entulhado. Isso atrapalha a nossa concentração e dá espaço para a bagunça aparecer. Os itens que não são usados com frequência podem ficar armazenados em gavetas, por exemplo", conta Carina.
Gavetas: para manter o propósito de ter à vista somente o essencial, Carina recomenda que, se possível, invista-se em modelos de mesa com gavetas embutidas. "Assim, é possível organizar e até mesmo setorizar o que não deixamos em cima da mesa", salienta. Na primeira gaveta, por exemplo, mantenha documentos, agendas e pastas necessários durante a rotina de trabalho. Nas seguintes, vale guardar o que é utilizado e consultado esporadicamente.
Prateleiras: invista, ainda, em prateleiras, nichos e estantes como forma de otimizar o espaço de armazenamento e fazer valer o espaço vertical. Quadros aramados também são uma boa opção e podem servir para acomodar recados e lembretes importantes, como datas de entrega e calendários.
Caixas organizadoras: as mais indicadas são feitas de papelão, que servem para guardar desde pastas a papéis soltos. Também podem ser etiquetadas para que fique mais fácil identificar o que está sendo guardado. Outro ponto positivo é que elas podem ser empilhadas, ocupando pouco espaço. Por fim, recomenda-se investir em divisórias ou organizadores internos para as gavetas.
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