Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Produtividade

Conheça 5 tendências tecnológicas que estão em alta na construção civil

De drones à realidade virtual, saiba como inovações estão proporcionando agilidade no canteiro de obras

Por Da redação
Publicado em: 25.07.2022 às 06:00

O mercado da construção civil segue aquecido no Brasil. É o que aponta a mais recente projeção realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), que revela o crescimento de 2,5% da área até o fim de 2022. Com este cenário otimista, empresas têm buscado expandir suas atividades com tecnologias que beneficiem novas edificações.

Para Wanderson Leite, fundador da Prospecta Obras, empresa especializada em prospecção com tecnologia Big Data neste ramo, o crescimento do setor traz novas possibilidades de trabalho. "A área está em constante expansão, e não apenas no seu faturamento, mas na forma de entregar soluções inteligentes a partir do uso da tecnologia", conta.

Pensando no crescimento do setor, o executivo compartilhou cinco tendências tecnológicas. Confira.

Uso de drones

Modern drone flying at building site. Aerial survey

Os drones podem ser grandes aliados. Além de ajudar na hora de ter uma visualização mais completa de toda a obra (até mesmo à distância), o equipamento pode fornecer mapeamentos 3D de edificações, avaliações termográficas de revestimentos e ainda auxiliar na gestão e andamento do trabalho. "Os drones também ajudam na fiscalização do uso de EPIs dos colaboradores e conseguem ter acesso a áreas mais complexas do local", comenta Wanderson Leite.

Realidade virtual

close up. architect using virtual reality glasses in the workplace.

Além do apoio dos drones, também precisamos observar o avanço do uso da tecnologia de realidade virtual. Com a utilização dos óculos VR, junto aos programas e aplicativos, é possível mostrar toda a planta de uma obra e oferecer uma simulação de como ocorrerá cada etapa. O custo benefício de ter essa "planta virtual" é significativo na hora de fechar um negócio.

Informações e mapeamentos das obras em Big Data

work hard Data Analytics Statistics Information Business Technology

Hoje em dia, informação é tudo, principalmente se você quer crescer dentro de um segmento. Por isso, investir em catalogação e mapeamento de dados referentes ao andamento das obras ou até mesmo na conexão entre fornecedores e compradores pode ser uma alternativa para empreender na área. De acordo com o CEO da Prospecta Analytica, o trabalho com apuração e armazenamento de dados é positivo. "Só no primeiro trimestre de 2022, mais de 200 mil obras foram catalogadas, abrindo oportunidades de vendas e novos negócios", afirma.

Impressões 3D

Facilitam a rotina no campo de obras, seja na hora de criar construções modulares ou pré-fabricar componentes antes de serem instalados. Além de otimizar o tempo das construções, esse tipo de material pode tornar a obra mais econômica, evitando desperdícios dos materiais utilizados para erguer as novas estruturas no canteiro.

Robôs

Yellow robot dog, suitable for industrial detection and remote operation. Mini robot guard Spot. Turin, Italy - September 2021

Há quem diga que os robôs não podem ajudar, mas na construção civil eles são grandes parceiros. Existem aqueles que assentam tijolos e tem até "cão robô", que funciona como um "fiscal de obra", auxiliando no monitoramento e na captura de imagens 3D.

Leite comenta que "além do acompanhamento do serviço realizado, os aparelhos também colaboram na elaboração dos cenários de realidade virtual utilizados para captar novos clientes ou para planejar as etapas da obra".


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.