Para não errar no momento da escolha, separamos quatro passos importantes: material, revestimento, cabo ou alças e tampa. Confira:
Frigideiras com tampa são panelas multiuso e que ajudam a manter a cozinha mais limpa. Com superfície um pouco mais funda, servem muito bem para grelhados e até para pequenos ensopados. Ideais para quem não tem muito espaço no armário e precisa de panelas coringas. Os inúmeros modelos existentes no mercado trazem opções com tampas de vidro, que facilitam enxergar o alimento durante o cozimento sem precisar destampar.
Ingredientes
Para a massa:
2 ovos
1 1/4 xícara de chá de farinha de trigo
250 ml de leite
2 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de chá de sal
30 g de manteiga
Para o recheio:
2 a 3 tabletes de chocolate meio amargo
1 colher de sopa de manteiga
250 ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de nozes
Modo de preparo
Da massa: Para preparar a massa, basta bater todos os ingredientes - exceto a manteiga - no liquidificador, certificando-se de que não fique farinha de trigo grudada na parede do copo. Com a manteiga, unte uma frigideira antiaderente e leve ao fogo médio. Quando esquentar, coloque uma concha de massa e faça um movimento circular para que todo o fundo seja coberto. Quando estiver dourada, vire e deixe dourar o outro lado. Retire a panqueca da frigideira e coloque-a num prato. Repita esta operação até acabar a massa.
Do recheio: Em uma tábua, pique o chocolate grosseiramente e as nozes em pedacinhos. Coloque todos os ingredientes - exceto as nozes - em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa até obter uma mistura homogênea e deixe ferver por até 3 minutos.
Para montar: Com uma espátula, disponha uma massa de cada vez num prato. Com uma colher (sopa) cheia, coloque o recheio no centro do crepe e espalhe. Dobre o crepe em quatro (dobre ao meio e ao meio novamente). Coloquem um pouco do recheio de chocolate sobre os crepes e espalhem as nozes picadas sobre os crepes para dar o toque final.
As características do material que for escolhido vai interferir no resultado final do seu prato. Por isso fique atento para que o produto escolhido atenda às suas expectativas.
Inox: mantém os alimentos saudáveis e com sabor natural, além de um cozimento rápido e uniforme.
Ferro: é muito resistente, suporta altas temperaturas, aquece rapidamente e mantém o alimento aquecido por mais tempo. Excelente para dourar e selar carnes.
Alumínio: leve e mais fina, a frigideira de alumínio é ideal para saltear ou fritar.
Cobre: perfeita para ir à mesa pois mantém os alimentos aquecidos e possui um design mais moderno e elegante.
Revestimentos também interferem no resultado do preparo do alimento e no modo de conservação de sua frigideira.
Antiaderente: fácil de limpar, é uma das queridinhas na cozinha. É ideal para carnes mais delicadas, permitindo o preparo sem óleo.
Cerâmico: alta resistência e menos risco de danos. Ideal para selar e dourar carnes.
Sem revestimento: conservam as características dos materiais originais.
Outro ponto importante é observar o material de cabos e alças das frigideiras, pois além de segurança e conforto, também interferem nas possibilidades de uso.
Baquelite, antitérmico e silicone: estes tornam o manuseio mais confortável e seguro, pois possuem característica antitérmica que diminui a sensação de calor, mas não podem ir ao forno.
Cabos sem revestimento: ótimos para dar aquele toque especial na hora de finalizar o prato, o cabo sem revestimento permite que a frigideira seja levada ao forno. Mas lembre sempre de manusear com luvas térmicas.
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.