Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gourmet

Para escolher a frigideira perfeita

A frigideira é um item indispensável por sua versatilidade, pois podem servir tanto para realizar uma parte da receita, quanto para o preparo de um prato completo.

Publicado em: 14.01.2021 às 06:00 Última atualização: 14.01.2021 às 12:42

frigideira_antiaderente Foto: Divulgação/Tramontina
Saber para que serve cada tipo de frigideira pode ser uma ajuda e tanto no seu dia a dia. Se você gosta muito de cozinhar, sabe a importância de ter uma cozinha muito bem equipada. A frigideira é um item indispensável por sua versatilidade, pois podem servir tanto para realizar uma parte da receita, quanto para o preparo de um prato completo. As opções são muitas: com tampa, sem tampa, quadrada, redonda, rasa, funda. De inox, alumínio, cobre, ou ferro, revestida em material antiaderente ou cerâmico. Cada uma oferece diferentes funcionalidades, e é indicada em preparos específicos.

Para não errar no momento da escolha, separamos quatro passos importantes: material, revestimento, cabo ou alças e tampa. Confira:

Com ou sem tampa?

Frigideiras com tampa são panelas multiuso e que ajudam a manter a cozinha mais limpa. Com superfície um pouco mais funda, servem muito bem para grelhados e até para pequenos ensopados. Ideais para quem não tem muito espaço no armário e precisa de panelas coringas. Os inúmeros modelos existentes no mercado trazem opções com tampas de vidro, que facilitam enxergar o alimento durante o cozimento sem precisar destampar.

Crepe de chocolate com nozes

Ingredientes

Para a massa:

2 ovos

1 1/4 xícara de chá de farinha de trigo

250 ml de leite

2 colheres de sopa de óleo

1/2 colher de chá de sal

30 g de manteiga

Para o recheio:

2 a 3 tabletes de chocolate meio amargo

1 colher de sopa de manteiga

250 ml de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de açúcar

1 xícara de chá de nozes


Modo de preparo

Da massa: Para preparar a massa, basta bater todos os ingredientes - exceto a manteiga - no liquidificador, certificando-se de que não fique farinha de trigo grudada na parede do copo. Com a manteiga, unte uma frigideira antiaderente e leve ao fogo médio. Quando esquentar, coloque uma concha de massa e faça um movimento circular para que todo o fundo seja coberto. Quando estiver dourada, vire e deixe dourar o outro lado. Retire a panqueca da frigideira e coloque-a num prato. Repita esta operação até acabar a massa.

Do recheio: Em uma tábua, pique o chocolate grosseiramente e as nozes em pedacinhos. Coloque todos os ingredientes - exceto as nozes - em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa até obter uma mistura homogênea e deixe ferver por até 3 minutos.

Para montar: Com uma espátula, disponha uma massa de cada vez num prato. Com uma colher (sopa) cheia, coloque o recheio no centro do crepe e espalhe. Dobre o crepe em quatro (dobre ao meio e ao meio novamente). Coloquem um pouco do recheio de chocolate sobre os crepes e espalhem as nozes picadas sobre os crepes para dar o toque final.

Frigideira não é tudo igual

As características do material que for escolhido vai interferir no resultado final do seu prato. Por isso fique atento para que o produto escolhido atenda às suas expectativas.

Inox: mantém os alimentos saudáveis e com sabor natural, além de um cozimento rápido e uniforme.

Ferro: é muito resistente, suporta altas temperaturas, aquece rapidamente e mantém o alimento aquecido por mais tempo. Excelente para dourar e selar carnes.

Alumínio: leve e mais fina, a frigideira de alumínio é ideal para saltear ou fritar.

Cobre: perfeita para ir à mesa pois mantém os alimentos aquecidos e possui um design mais moderno e elegante.

Qual melhor se encaixa na rotina?

Revestimentos também interferem no resultado do preparo do alimento e no modo de conservação de sua frigideira.

Antiaderente: fácil de limpar, é uma das queridinhas na cozinha. É ideal para carnes mais delicadas, permitindo o preparo sem óleo.

Cerâmico: alta resistência e menos risco de danos. Ideal para selar e dourar carnes.

Sem revestimento: conservam as características dos materiais originais.

Manuseio com conforto e segurança

Outro ponto importante é observar o material de cabos e alças das frigideiras, pois além de segurança e conforto, também interferem nas possibilidades de uso.

Baquelite, antitérmico e silicone: estes tornam o manuseio mais confortável e seguro, pois possuem característica antitérmica que diminui a sensação de calor, mas não podem ir ao forno.

Cabos sem revestimento: ótimos para dar aquele toque especial na hora de finalizar o prato, o cabo sem revestimento permite que a frigideira seja levada ao forno. Mas lembre sempre de manusear com luvas térmicas.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.