Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gastronomia

Cuca da vovó Maria Emília: uma receita que está na família há 70 anos

Aos 104 anos, a patronese da feira do livro de Novo Hamburgo em 2019 ensina como fazer a delícia que conquistou as redes sociais

Publicado em: 23.02.2021 às 03:00 Última atualização: 23.02.2021 às 10:48

Maria Emília de Mendonça com sua cuca Foto: Arquivo Pessoal
A paixão por cozinhar é algo que acompanha a patronese da feira do livro de Novo Hamburgo em 2019. Agora, aos 104 anos, Maria Emília de Mendonça, que lançou sua biografia há quase dois anos, escreve mais um capítulo em sua história.

A receita de sua cuca, que adora compartilhar com quem também é fã de preparar delícias gastronômicas, transformou-se em um "prato" especial de uma bolacharia no bairro São Jorge, em Novo Hamburgo.

A sócia do estabelecimento é a amiga da família, Anelise Silva dos Santos, a Ziga, como é chamada. Ela provou a cuca no litoral, já que a filha da vovó Maria Emília, a Marli Helena de Oliveira, veraneia lá e aproveita para colocar a mão na massa com a receita da dona Maria Emília.

Curtidas

A ideia de usar a receita caseira da vovó na bolacharia foi divulgada neste mês, pelas redes sociais. A foto da vovó Maria Emília segurando a cuca fez o maior sucesso, com muitas curtidas e comentários. E, é claro, com pedidos da receita.

A história da receita é antiga. Era da vizinha, que veio de São Sebastião do Caí com o marido, para morar ao lado de sua casa, no bairro Primavera.

"Chamava-se Celita Gewer. Essa receita me acompanha há 70 anos. Faço para família, vizinhos e amigos e quando faço visita de mais de um dia, não volto para casa antes de fazer a cuca", conta a patronese, que adora passar a receita aos outros. "Fico bem feliz".

A receita

Ingredientes

Para a massa

Para a farofa

 

Modo de Preparo

Para a cuca de uva

A cuca de uva é a mesma massa porém não coloca farofa. Corta a uva ao meio, tira a semente. Coloque-as em um recipiente, com duas colheres de açúcar sobre as uvas. Coloque sobre a massa crescida na forma. E leva ao forno quente para assar.

 


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.