Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Inove

Legumes com sabor marcante

Moranga e beterraba são destaque de duas saborosas receitas

Publicado em: 18.10.2021 às 06:15

Incluir frutas, verduras e legumes à dieta diária não é tarefa fácil para algumas pessoas. Assim, que tal inovar no preparo desses alimentos e acrescentar complementos saborosos no preparo?

Nesta edição, o churrasqueiro José Almiro, do canal Churrasqueadas, ensina um prato que é uma mistura de dois marcantes pratos da culinária do Sul e do Nordeste: uma saborosa carne seca na moranga.

Para quem quer uma opção leve e diferente para o dia a dia, que tal um risoto com beterrabas? A delícia roxa é uma sugestão do chef Rodrigo Perez, da Essencial Nutrição.

Ainda para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, que foi no último sábado, dia 16, que tal recriar tua própria receita com mais legumes? Bom apetite e saúde!

Carne seca cremosa na moranga

carne seca na moranga
Ingredientes

1 abóbora moranga

4 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de manteiga

2 cebolas grandes fatiadas

2 xícaras de chá de carne seca dessalgada, cozida e desfiada

2 dentes de alho picado

1 talo de alho-poró fatiado

1 pimenta dedo-de-moça

2 tomates em cubos

1 xícara de requeijão cremoso

4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Sal, pimenta-do-reino e tempero verde picado a gosto

Alecrim e tomilho fresco


Modo de preparo

Corte a tampa da moranga para abri-la; retire toda a semente e miolo e reserve a tampa. Coloque uma pitada de sal, um fio de azeite e um pouco de pimenta-do-reino por dentro da abóbora. Com azeite, banhe a moranga pelo lado de fora e a tampa, também use uma pitada de sal. Pegue o papel-alumínio e embrulhe a moranga com umas 3-4 voltas; leve ao forno preaquecido para assar por 1 hora a 200 graus.

No disco de arado ou na frigideira, derreta a manteiga, coloque um fio de azeite, a cebola fatiada, o alho, o tomate picado, o alho-poró, o alecrim, o tomilho, a pimenta dedo de moça picada, pimenta-do-reino, uma leve pitada de sal e a carne seca. Misture todos os ingredientes em fogo baixo e reserve.

Retire a moranga do forno, coloque em uma forma, faça um fundo com o requeijão, complete com toda a carne seca, o restante do requeijão, finalize com o queijo parmesão e tampe a moranga.

Leve ao forno novamente sem alumínio por mais 30 minutos para assar.

Retire a moranga, tire a tampa, misture bem e salpique o tempero verde picado pelo lado de fora para finalizar.

Risoto roxo

risoto roxo
Ingredientes

300 g de beterraba

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola grande picadinha

3 a 4 dentes de alho picados

200 g de arroz de risoto

Caldo de legumes natural

60 g de queijo de cabra macio

100 g de nozes picadas


Modo de preparo

Coloque as beterrabas em uma panela grande e as cubra completamente com água. Deixe a água ferver e reduza o fogo, coloque a tampa e cozinhe até que fiquem macias. Deixe a beterraba esfriar e, em seguida, descasque e corte em pedaços pequenos.

Aqueça o óleo em uma panela de tamanho médio e refogue a cebola e o alho até ficarem macios, depois junte o arroz e cozinhe por mais 2 a 3 minutos. Os grãos devem ficar levemente translúcidos.

Adicione um pouco de água à panela e mexa, abaixe o fogo e acrescente o caldo quente, concha por concha, mexendo regularmente o arroz para garantir que ele não grude.

Quando o caldo for quase todo usado e o arroz estiver cozido, misture a beterraba em cubos e metade do queijo de cabra. Deixe por cerca de 5 minutos antes de desligar o fogo.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.