Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gourmet

Deliciosa massa para a família

Chef Cesar Brandelli ensina como preparar duas saborosas e práticas receitas para fazer em casa

Publicado em: 19.10.2021 às 06:00

Tradição entre os italianos e preferência entre todos: uma massa bem feita com um molho especial não tem como não agradar até os mais exigentes paladares. E antes de pensar que esta é uma tarefa complicada, o chef Cesar Brandelli, da Tramontina traz duas fáceis e deliciosas opções. O spaguetti com camarões e brócolis rende quatro porções e leva aproximadamente 30 minutos para ser preparado. Já o talharim ao molho Alfredo serve até cinco deliciosas porções e pode ser preparado em cerca de 35 minutos. Bom apetite!

Spaguetti com camarões e brócolis

Spaghetti
Ingredientes

500 g de spaghetti grano duro

300 g de camarão G

1 brócolis

1 copo de vinho branco

1 limão siciliano

50 g de manteiga

Azeite de oliva

Alho

Cebolinha verde

Salsa

Sal e pimenta (o quanto bastar)


Modo de preparo

Marinar os camarões por pelo menos 2 horas em geladeira. Para isso, preparar uma mistura de alho, salsa, sal, pimenta, suco do limão e o vinho branco. Colocar em imersão nesta marinada, fechar o recipiente e levar para geladeira para que os camarões absorvam rapidamente os sabores.

Após marinados, retirar da geladeira e coar bem os líquidos, secar, reservando o líquido da marinada.

Para os brócolis, realizamos um processo de branqueamento, que consiste em cozinhar rapidamente em água fervendo salgada por uns 4 minutos, e resfriando em água fria logo em seguida para estancar o cozimento (esse processo preserva a cor, o ponto e os nutrientes dos legumes).

Para cozinhar a massa, prepare uma panela com água e aguarde a sua fervura. Acrescentar sal na água e aguardar a fervura novamente.

Colocar a massa para cozinhar e respeitar o tempo de cozimento, provar após 8 min para acertar o ponto da massa, famoso "aldente". Após o cozimento da massa, escorrer a água e reservar a massa, colocando um fio de azeite para que não grude.

Em uma frigideira, em fogo médio, iremos selar os camarões por aproximadamente 5 min, acrescentar os brócolis e saltear por alguns minutos mais. Entrar com um pouco do líquido da marinada mais a manteiga e em seguida a massa cozida.

Saltear tudo junto até que a massa esteja envolta nestes sabores. Corrigir sal e pimenta.

Finalizar com salsinha e cebolinha picadas.

Talharim ao molho Alfredo

 talharim
Ingredientes

500 g de massa tipo talharim
400 g de creme de leite fresco
150 g de parmesão
50 g de manteiga
½ maço de salsa
Sal e pimenta (o quanto bastar)

Modo de preparo

Para cozinhar a massa, prepare uma panela com água e aguarde a sua fervura. Acrescentar sal na água e aguardar a fervura novamente. Colocar a massa para cozinhar e respeitar o tempo de cozimento, provar após 8 min para acertar o ponto da massa, famoso “aldente”.
Para o molho, basta misturar todos ingredientes restantes, e em fogo médio mexer até ficar bem homogêneo e liso. Se possível ralar o parmesão finamente, isso ajudará na hora de fazer a mistura sob fogo.
Escorrer a massa e reservar meia xícara da água do cozimento. Misturar a massa ao molho, pode ser dentro da própria panela da massa, e por último acrescentar a salsa finamente picada, assim ela trará um frescor para a preparação.
Se notar que o molho está muito seco, acrescentar a água que reservamos para puxar novamente este molho. Sirva o preparo imediatamente após finalização.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.