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Um carro familiar, mas com incríveis 719 cv

Dodge Durango passa a ter, nos Estados Unidos, uma versão SRT Hellcat e se torna o SUV mais potente de todos os tempos

Publicado em: 27.11.2020 às 06:00

Dodge Durango SRT Hellcat: Powered by the proven supercharged 6.2-liter HEMI Hellcat V-8 engine, the Durango SRT Hellcat delivers a best-in-class 710 horsepower and 645 lb.-ft. of torque, mated to a standard TorqueFlite 8HP95 eight-speed automatic transmission

Furioso no visual e no desempenho, mas só para norte-americano ver - e andar. Utilitário-esportivo para fãs de muscle cars que têm família, o Dodge Durango se alinha ao Challenger e Charger e passa a ter uma versão SRT Hellcat para se tornar o SUV mais potente de todos os tempos.

Equipado com o já comprovado motor Hemi Hellcat V8 6.2, que rende 719 cv de potência e 89,2 kgfm de torque, o Durango SRT Hellcat vai de 0 a 96 km/h (60 mph) em 3,5 s, acelera de 0 a 402 m (quarto de milha) em 11,5 s, pode chegar a 290 km/h. Para arrematar, ainda é 1,5 s mais rápido que a versão SRT 392 em um circuito de 3.379 m, vantagem equivalente ao comprimento de nove carros.

"A Irmandade da Força inclui famílias de todos os tamanhos e o Durango oferece o desempenho da Dodge como o Charger dos SUVs de três fileiras de bancos", define o chefe global da Alfa Romeo e diretor da Dodge, SRT, Chrysler e Fiat da FCA para a América do Norte, Tim Kuniskis. "E para 2021 elevamos ainda mais a régua. A versão Hellcat de 719 cv é o SUV mais potente de todos os tempos. É a última peça do quebra-cabeça e, juntamente com o Charger e o Challenger, completa a linha de desempenho da marca Dodge", promete o executivo.

A Dodge produzirá o Durango SRT Hellcat apenas para o ano/modelo 2021. As concessionárias Dodge/SRT dos Estados Unidos abriram os pedidos em outubro e as primeiras unidades deverão chegar no início de 2021.

Dodge Durango SRT Hellcat: The exhaust system has been tuned to deliver the throaty, aggressive sound that lets bystanders know this three-row muscle car is something special and distinctly Dodge

Motor V8 infernal

Dodge Durango SRT Hellcat: The heart of the most powerful SUV ever is the renown, supercharged 6.2-liter HEMI® V-8, rated at 710 horsepower at 6,100 rpm and 645 lb.-ft. of torque

Projetado e desenvolvido para ultrapassar os limites do que um SUV pode ser, o Durango SRT Hellcat é impulsionado pelo Hemi Hellcat V8 6.2 com compressor, que oferece potência e torque recordes da categoria: 719 cv e 89,2 kgfm, respectivamente, combinado ao câmbio automático de oito marchas TorqueFlite 8HP95.

As melhorias de desempenho começam com o novo design frontal, incluindo o novo defletor, e atualizações do duto do radiador de óleo, guia de ar e snorkel para indução de ar frio. Um novo e exclusivo defletor traseiro melhora o equilíbrio com as novas linhas dianteiras, resultando em aumento significativo na pressão aerodinâmica (downforce) de mais de 400% (63,5 kg a 290 km/h).

Os engenheiros atualizaram o modelo para aprimorar a dirigibilidade, incluindo várias tecnologias inspiradas em corridas e freios Brembo, resultando em números de desempenho nunca antes vistos em um Durango.

 

Controle e assistente de arrancada

Durango SRT Hellcat

Comparado com o Durango de maior desempenho até então, o SRT 392, o novo SRT Hellcat tem suspensão atualizada que oferece uma série de vantagens: mais conforto no modo Automático e melhor controle no Track, respostas mais equilibradas, maior aderência com menos subesterço (saída de dianteira) e mais estabilidade em curvas.

A direção de assistência elétrica conta com ajustes para gerenciar melhor o aumento da aderência, otimizando tanto o desempenho em condução esportiva quanto as sensações ao volante e a facilidade de manobrar em velocidades de estacionamento. Entre as tecnologias inspiradas em corridas estão dois sistemas que atuam em conjunto: o controle de arrancada (Launch Control), que evita as rodas girarem em falso, e o assistente de arrancada (Launch Assist), que usa sensores de velocidade nas rodas para detectar e mitigar o salto da roda na saída, que pode danificar o veículo, modificando o torque para recuperar a aderência total.

Visual agressivo

Assim como no restante da linha do SUV, há design externo mais agressivo, novo interior com cockpit inspirado no Challenger, mais centrado no motorista, sistema Uconnect 5 - que é cinco vezes mais rápido que o anterior - e que tem a maior tela de torque disponível na categoria, de 10,1".

 


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