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Toro recebe facelift, novo motor flex de 185 cv e mais tecnologia

Novo visual da picape Fiat chega acompanhado do propulsor com injeção direta e do pacote de sistemas de condução semiautônoma, que podem até frear o veículo automaticamente para evitar acidentes

Publicado em: 22.04.2021 às 16:06

Fiat Toro 2022

Uma reestilização visual que chega acompanhada de novo motor e tecnologias semiautônomas para ajudar o motorista a dirigir com mais segurança. O Fiat Toro 2022 chega às lojas por preços que começam em R$ 114,59 mil e vão até R$ 187,49 mil.

O interior mudou bastante, recebendo novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.

A exemplo da nova Strada, o logo Script da Fiat estampa o centro do volante e a Fiat Flag ilustra o revestimento em couro da coifa do câmbio. A cabine também recebeu um novo comando do ar-condicionado digital de duas zonas na central multimídia.

Outra mudança de destaque fica para a maior oferta de porta-objetos, que quase dobrou de capacidade e passou para 26 l. O console central, por exemplo, ganhou dois porta-copos (700 ml cada) ao lado da alavanca freio de mão. Já à frente da alavanca câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual encontra-se o carregador de celular por indução. Para ganhar mais espaço no habitáculo, o botão giratório das funções 4x4 foi posicionado junto ao comando do ar-condicionado.

As versões com câmbio automático AT6 ganham a função Neutral Function, que o coloca na posição Neutro (N) quando o veículo parar em Drive (D), por exemplo, em situações de trânsito. Isso aumenta o conforto por reduzir trepidações do motor, além de aumentar a economia de combustível.

Turbo e injeção direta de combustível

Fiat Toro 2022

Uma das novidades mais significativas encontra-se debaixo do capô: a picape estreia o motor turbo flex 1.4 16V de 4 cilindros.

O inédito propulsor Turbo 270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo 27,71 kgfm (270 Nm) a 1.750 rpm abastecido com etanol. Com gasolina, a potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.

Atendendo a requisitos globais de mercado e produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), é resultado da evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados desempenho e potência.

Além disso, oferece mais rapidez nas retomadas com a atuação do turbo a partir dos 1.500 rpm.

Além disso, é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.

O turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor.

Também utiliza injeção direta de combustível. Este é um item fundamental em motores turbo, porque reduz a temperatura da mistura dentro da câmara de combustão, diminuindo a tendência à detonação e, portanto, aumentando a eficiência da queima com menor consumo de combustível e melhor desempenho.

 

Fiat Toro 2022

Opções 2.0 turbodiesel e 1.8 flex seguem disponíveis

Para atender a todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer dos consumidores, além do novo motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), o Toro oferece o motor 2.0 16V turbodiesel (MultiJet II) de 170 cv, combinado ao câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4x4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.

A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4x2.

 

Mudanças conferem mais personalidade

Fiat Toro 2022

Externamente, além do novo capô com fortes vincos, o reposicionamento da marca Fiat chega ao modelo com o logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal, que tem elementos diferenciados nas configurações Ranch e Ultra. Há também novas rodas em liga-leve.

Fiat Toro 2022

A traseira conserva a abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso. A picape é o primeiro veículo da Fiat na América do Sul equipado com sistema de iluminação frontal 100% em LED. A substituição das lâmpadas halógenas garantiu uma melhora de 30% da performance dos faróis. O LED consome menos energia em relação às lâmpadas halógenas comuns, além de possuir maior durabilidade. Os faróis Full LED contemplam os faróis principais, de neblina, luzes de direção e de posição e DRL (luzes diurnas).

 

Os novos sistemas

Uma das tecnologias mais importantes é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (Adas). Item de série nas versões Ranch e Ultra e opcional para Freedom e Volcano, oferece os seguintes recursos:

AEB - Frenagem Autônoma de Emergência (Autonomous Emergency Braking)

Por meio da câmera posicionada na dianteira do veículo, detecta a distância do carro da frente. Se o espaço se tornar criticamente curto, o AEB avisa o motorista por meio de um sinal sonoro e visual, seguido por um breve acionamento de freio. Se detectar que o condutor não aplicou força de frenagem suficiente, ele aumenta a pressão no freio para o nível necessário a que o motorista possa tentar parar o veículo antes que ocorra uma colisão. Se o motorista não reagir ao risco imediato de colisão e a tecnologia determinar que uma colisão traseira é inevitável, o equipamento pode frear totalmente a picape, evitando a colisão ou reduzindo significativamente a velocidade do veículo quando ocorre a colisão, diminuindo a gravidade do acidente para todos os envolvidos.

LDW - Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning)

Utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem. Quando a função detecta que o veículo está prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro ou tátil, como vibração do volante. O algoritmo de detecção da câmera registra e classifica todas as marcações de pista, sejam elas de faixa contínua, tracejada, branca, amarela, vermelha ou azul.

Fiat Toro 2022

AHB - Comutação Automática do Farol (Auto High Beam)

Usa uma câmera no espelho retrovisor para detectar veículos que vêm em sentido contrário, desligando os faróis altos e reacendendo-os quando o carro passar.

 

Painel de instrumentos Full Digital de 7''

Fiat Toro 2022

Outra novidade é o Cluster Full Digital 7''. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas, sem abreviação de palavras.

O equipamento oferece a visualização das informações em tela com três perfis diferentes de visualização. Disponibiliza também a exibição de diversas funções, como status do veículo; alertas e instruções; novo conceito de Trip; novo design de configurações; ambiente de performance (para veículos com motor turbo flex com informações de torque, potência, turbo, RaPM e força G) e ambiente ADAS.

Há ainda telas exclusivas com cores e fontes específicas para as funções 4x4 e Sport.

Os preços

Endurance 1.8 flex AT6: R$ 114,59 mil

Endurance turbo 270 flex AT6: R$ 119,59 mil

Endurance turbodiesel AT9 4x4: R$ 152,99 mil

Freedom turbo 270 flex AT6: R$ 131,89 mil

Freedom turbodiesel AT9 4x4: R$ 164,39 mil

Volcano turbo 270 flex AT6: R$ 144,99 mil

Volcano turbodiesel AT9 4x4: R$ 177,69 mil

Ranch turbodiesel AT9 4x4: R$ 185,49 mil

Ultra turbodiesel AT9 4x4: R$ 187,49 mil

Fonte: Fiat


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