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Compass recebe facelift e novo pacote tecnológico

Líder entre os SUVs médios no Brasil, modelo da Jeep muda por dentro e por fora, passando também a contar com novas funções de direção semiautônoma. Propulsor flex mais potente é outra novidade

Publicado em: 28.04.2021 às 16:52 Última atualização: 29.04.2021 às 15:23

Jeep Compass 2022

O líder está de cara nova e ganhou pacote tecnológico mais recheado, além de motorização flex mais potente, com 185 cv. O Compass, que domina 70% do segmento de SUVs médios, chega às lojas com preços que começam em R$ 139,99 mil e vão até R$ 216,99 mil.

As novidades visuais estão concentradas no para-choques dianteiro, nas rodas - para todas as versões -, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia. Os novos faróis trazem mais sofisticação e performance superior aos atuais bi-halógenos ou xenônio, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil (acima de 100 mil), reduzindo a necessidade de manutenção.

O modelo vem agora com uma função muito útil para quem está com as mãos carregadas para encher o porta-malas. Basta movimentar o pé por baixo do para-choques traseiro para que o sensor detecte sua presença e acione o sistema. Esse sensor de presença vem de fábrica na Série S e pode equipar a Limited e a Trailhawk.

Outra novidade de série na nova geração é o Jeep Traction Control , um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões Turbo Flex.

As configurações flex também ganharam um novo para-choque dianteiro e, com isso, um ângulo de entrada ainda maior, passando dos atuais 16,2° para até 21,5°. As configurações turbodiesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6°.

Por fim, o modelo Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect.

Jeep Compass 2022

Interior totalmente reformulado

Jeep Compass 2022

O interior foi totalmente reformulado. São novidades o quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25", volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1", console central e painel de instrumentos. Também há mais espaço para porta-objetos. Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: preto, marrom Arizona e a nova cinza Steel (essa última disponível para Longitude e Série S).

Além disso, agora não é mais necessário um cabo para realizar o carregamento do smartphone. Basta colocá-lo apoiado na parte indicada do console central. O procedimento é feito por indução. Então, é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia. A função vem de série nas versões Limited, Trailhawk, Série S e Série Especial 80 Anos.

Já a entrada USB tipo C possui as funcionalidades de troca de dados com o celular e de carregamento, além de permitir que outros dispositivos como pen-drives possam ser utilizados para trocar dados com a multimídia.

De série em todas as versões, a nova entrada USB tipo C consegue fornecer até 15 watts de potência para o carregamento de celulares, agilizando o processo.

 

Novo motor T270 Turbo Flex desenvolve 185 cv

O T270 estreia na gama Compass sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades. Com 1.334 centímetros cúbicos e 16V, o quatro-cilindros tem potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 27,55 kgfm a 1.750 rpm, permite fazer de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 s e tem nota A de consumo pelo Inmetro. Conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco em alumínio e injeção direta de combustível. O T270 traz a terceira geração do MultiAir, que tem o controle das válvulas ainda mais flexível e com mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, justamente quando mais se deseja desempenho.

Os preços

Sport T270 Turbo Flex: R$ 139,99 mil

Longitude T270 Turbo Flex: R$ 154,99 mil

Compass 80 Anos T270 Turbo Flex: R$ 162,99 mil

Limited T270 Turbo Flex: R$ 176,99 mil

Série S T270 Turbo Flex: R$ 187,99 mil

Longitude TD350 Turbodiesel AT9 4x4: R$ 196,99 mil

Compass 80 Anos TD350 Turbodiesel AT9 4x4: R$ 204,99 mil

Limited TD350 Turbodiesel AT9 4x4: R$ 216,99 mil

Trailhawk TD350 Turbodiesel AT9 4x4: R$ 216,99 mil

Fonte: Jeep

 

Novas funções de auxílio à condução

O modelo, que já contava com controle de velocidade adaptativo (ACC), os alertas de colisão com frenagem automática (FCW) e de mudança de faixa (LDW), além do Park Assist e o farol alto automático (AHB), agora recebe três novas funções (de série na S e opcionais nas versões Limited e Trailhawk):

Frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas: fornece ao motorista aviso e aciona os freios para evitar uma colisão iminente.

Detector de fadiga do motorista: baseado na análise constante do comportamento da direção, avisa o condutor em caso de alto risco de adormecer. O sistema funciona coletando dados durante a rodagem (enquanto o veículo estiver entre 60 e 160 km/h) para definir o comportamento de direção considerado normal. Após 15 minutos, começa a comparação com o padrão para verificar se há algum desvio em relação aos dados anteriores coletados. Se algum problema for detectado, um aviso visual e outro sonoro são emitidos por um minuto ou até o motorista pressionar o botão OK no volante. Caso a sonolência persista, os avisos serão emitidos novamente.

Reconhecimento de placas: por meio da câmera frontal, o sistema reconhece as placas de velocidade nas vias e informa o motorista através do painel de instrumentos. Além disso, emite alarme visual e sonoro caso o veículo esteja acima do limite de velocidade detectado.


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