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Savana: o retorno do DNA aventureiro

Versão da picape Mitsubishi conta com um pacote de diferenciais projetados para encarar com tranquilidade o fora-de-estrada

Publicado em: 30.04.2021 às 06:00

Mitsubishio L200 TritonSavana -  quarta geração

Versão que carrega a aventura no DNA, a L200 Triton retorna ao mercado brasileiro em sua quarta geração. Cheia de novidades, a linha 2022 chega às concessionárias do País pelo preço de R$ 204,99 mil.

Desde 1978, quando a Mitsubishi Motors apresentava ao mercado a primeira versão da picape L200, o modelo se consolidava como um dos mais robustos e capazes do mercado, com capacidade de carga superior a uma tonelada. Não demorou nada para a picape se consolidar como um sucesso global e ser o Mitsubishi mais vendido de todos os tempos. No Brasil, passou a ser produzida na fábrica da HPE Automotores em 1998 e logo se tornou a mais vendida de seu segmento no País em 8 dos 10 anos seguintes. Hoje, 23 anos após o início da produção nacional, a picape ainda é o veículo de maior sucesso da marca no Brasil, com mais de 50% do total de modelos comercializados pela empresa.

A aptidão off-road da nova L200 Triton Savana está presente nos títulos conquistados nos ralis pelo mundo e nas tecnologias para o fora-de-estrada. Muito disso passa pela suspensão SDS II, que tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais que trabalham em harmonia com os amortecedores hidráulicos. O conjunto dianteiro é independente, com braços triangulares duplos. Já a suspensão traseira usa eixo rígido e molas semielípticas.

Acabamentos na cor grafite

Os acabamentos na cor grafite estão presentes no para-choques de impulsão dianteiro, para-choques traseiro, nas maçanetas das portas, nas capas dos retrovisores e também nas rodas em liga-leve aro 16". Os emblemas Savana foram colocados na parte lateral da caçamba e também na traseira. Já o emblema L200 Triton também recebeu o acabamento na cor grafite.

 

Snorkel

Mitsubishio L200 TritonSavana -  quarta geração

O visual arrojado e a aptidão para o uso em off-road severo são uma das principais características do modelo. Por fora, a picape é equipada com snorkel em tom grafite, que garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 70 cm, 16,7% mais em relação à L200 tradicional.

 

Cores

São seis opções de cores para a carroceria da picape: amarelo Rally, bege Jizan, azul Baikal, vermelho Mônaco, branco Fuji e verde Forest.

 

Tração permite 15 combinações

O sistema de tração Easy Select tem diversos modos de condução, ideais para cada tipo de situação dentro e fora de estrada: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Cada modo pode ser escolhido rapidamente por meio de um seletor no console central.

Além disso, a picape conta com o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como em valetas transversais ou terrenos com erosões, o veículo é capaz de superar com facilidade a um simples toque no botão.

Quando somados o modo de condução normal com a reduzida, são 15 combinações de marchas para garantir bom desempenho em todos os tipos de terreno.

 

Caçamba equipada com protetor

Mitsubishio L200 TritonSavana -  quarta geração

A caçamba foi desenvolvida com paredes laterais mais altas para reforçar o design exterior, o que também ampliou sua capacidade volumétrica. É revestida com o protetor X-Liner em Poliuréia e oferece uma superfície rígida e resistente, com selagem hermética e impermeável, evitando ferrugem e corrosão, além de ser antiderrapante e resistente a riscos.

Capacidade off-road:

Ângulo de entrada: 33°

Ângulo de saída: 24°

Ângulo de rampa: 29°

Inclinação lateral: 45°

Altura livre do solo: 22 cm

Travessia com água: 70 cm

 

Turbodiesel com 190 cv

A série especial Savana traz sob o capô o 2.4 turbodiesel com 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. A L200 Triton foi a primeira picape média do mundo a usar motor diesel feito inteiramente em alumínio, o que reduz o peso e ajuda a entregar mais performance e economia de combustível.

Com excelente dimensionamento volumétrico, o motor conta com uma turbina variável que entrega o torque máximo de forma quase instantânea e linear, em baixíssimas rotações, garantindo toda força para o uso em situações severas no fora-de-estrada.

Outro destaque é o sistema Mivec, que atua de forma dinâmica no comando de válvulas, permitindo dosar a quantidade ideal de ar no processo de combustão, evitando perdas e aumentando da eficiência energética. O propulsor tem ainda uma baixa taxa de compressão, o que se traduz na prática em um funcionamento suave e silencioso.

 

Controles eletrônicos

A versão vem equipada com controle de tração e estabilidade, que garante mais segurança, precisão e controle, e o Hill Start Assist (HSA), assistente de partida em rampa, que facilita as manobras em vias íngremes.

Também traz o sistema Trailer Stability Assist (TSA), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado. Além disso, conta com a tecnologia Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor até a parada total.


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