Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Motores História

Tecnologias da Porsche que estão sob outros capôs

Talvez você não saiba, mas projetos desenvolvidos pela montadora alemã equiparam diversos concorrentes

Publicado em: 04.05.2021 às 06:00

Muitos talvez não saibam, mas uma série de tecnologias da Porsche estão sob o capô ou por trás de diversos sistemas de carros de marcas concorrentes. Mercedes-Benz, Audi e Chevrolet estão entre as que já utilizaram inovações por meio de parcerias. A marca esteve presente, inclusive, na Fórmula 1.

São mais de sete décadas fabricando carros esportivos. No entanto, as inovações tecnológicas sob o seu nome são muito mais antigas: Ferdinand Porsche fundou seu escritório de design em Stuttgart em 25 de abril de 1931 e registrou a empresa nessa data. Desde então, o nome está intimamente associado a projetos de desenvolvimento.

Dessa forma, a empresa vem impulsionando inovações tecnológicas há 90 anos. O trabalho pioneiro que Ferdinand Porsche começou com a Volkswagen está sendo continuado na Porsche Engineering desde 2001, na figura de uma empresa jurídica independente e com foco em tecnologias para veículos inteligentes e conectados para o futuro. Em 2019, criou um ambiente de simulação no qual as funções dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (Adas) podem ser treinadas e testadas virtualmente.

1983: motor TAG Turbo F-1 com 1.000 cv

Tecnologias da Porsche

Graças ao apoio financeiro do empresário saudita Mansour Ojjeh, a equipe de corrida britânica McLaren conseguiu encomendar o desenvolvimento de um motor turbo de Fórmula 1 em Weissach. Com capacidade para desenvolver até 1.000 cv, fez a sua estreia na temporada de 1983 e foi praticamente imbatível entre 1984 e 1986. Com isso, a McLaren conquistou três títulos do campeonato mundial de pilotos e dois de construtores. Em 1983, Ayrton Senna fez, inclusive, testes no carro de Nikki Lauda.

 

1990: nascia o potente Mercedes-Benz 500 E

Tecnologias da Porsche

Em 1990, os engenheiros criaram uma versão mais potente do Mercedes W124 para a concorrente alemã, equipada com um motor V8 5.0 de 32 válvulas e 326 cv. Havia também uma configuração V8 6.0 de 399 cv. A Porsche foi responsável por todo o projeto, inclusive a produção em pequenas séries na sua fábrica. A parceria foi boa para ambas as empresas: tanto para a Porsche, que enfrentava uma crise financeira, quanto para a Mercedes, que precisava dar uma resposta à concorrente BMW, com seu poderoso M5.

1993: Audi Avant RS2

Tecnologias da Porsche

A Audi e a Porsche desenvolveram em conjunto uma perua esportiva de alto desempenho, que foi apresentada em 1993 sob o nome de Audi Avant RS2. A station wagon tinha 315 cv e foi fabricada em Weissach usando vários componentes da linha Porsche.

 

Tecnologias da Porsche

1994: Opel Zafira e suas soluções inovadoras

Chevrolet Zafira , Opel Zafira

Em 1994, quando a Opel - na época pertencente à GM -, queria entrar no crescente mercado de monovolumes compactos, encomendou à Porsche o desenvolvimento do Zafira, baseado no Astra alemão. Os engenheiros da Porsche projetaram a carroceria, adaptaram o powertrain e a suspensão, assumindo a construção do protótipo, os testes do veículo e o planejamento da produção, que começou em 1999 na Alemanha. Em 2001, o modelo chegou ao Brasil, produzido pela Chevrolet, conquistando pela modularidade dos bancos.

 


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.