Modelo que inaugurou a linha de montagem da fábrica da Honda em Manaus, no Amazonas, a CG se consagrou como verdadeiro ícone da indústria nacional e chega ao seu 45º aniversário modernizada em todas as quatro versões. As novidades estarão nas concessionárias em julho, já como linha 2022.
A CG 160 Start traz novo design na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, com três opções de cores. A CG 160 Fan e a CG Cargo também receberam nova moldura de painel, nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas interna e externamente. Para a Cargo, a opção de cor é única, o branco, enquanto para a Fan as opções são três.
A topo de linha CG 160 Titan igualmente recebeu uma nova moldura do painel, nova carenagem de farol e de laterais do tanque, exclusivas do modelo, além de rabeta com laterais redesenhadas. A Titan oferece três opções de cores.
A ergonomia é destaque. Como é o mais utilizado modelo para fins profissionais, os extensos períodos ao guidão demandaram o estudo de uma posição de pilotagem ideal. Guidão, pedaleiras e banco oferecem um posicionamento de referência, no qual a facilidade de pilotagem se alia ao conforto. Na CG 160 Cargo, o bagageiro - capaz de suportar até 20 kg - é um equipamento de série.
A suspensão dianteira tipo SFF (Separated Function Fork) faz par com a traseira bichoque, com amortecedores de dupla ação reguláveis na carga da mola. A garantia da moto é de três anos, sem limite de quilometragem, contemplando também sete trocas de óleo gratuitas.
A CG está ligada não apenas à vida do brasileiro, mas também à de empresas que cresceram junto com o modelo. "Neste ano também celebramos os 45 anos da Comoto em Novo Hamburgo. A CG é nossa melhor parceira: nos acompanha nesta jornada de sucesso desde o primeiro dia e transformou em realidade os sonhos do nosso fundador, Cezar Kehrwald", revela a diretora Andrea Kehrwald Möller.
A linha 2022 recebeu atualizações no design distintas para reforçar uma identidade visual específica para os modelos.
Na CG 160 Start, configuração mais acessível do quarteto, a valorização de linhas limpas, sem adereços ou apêndices estéticos, foi a opção dos designers.
Nas intermediárias - a profissional CG 160 Cargo e a CG 160 Fan -, o design teve como norte o equilíbrio, um meio-termo entre a esportividade da CG 160 Titan e a essencial CG 160 Start.
Como já tradição, a CG 160 Titan ganha o visual mais esportivo. Essa é a base da moto usada na disputa da categoria Honda Junior Cup do Campeonato Brasileiro de Superbike.
No que diz respeito aos aspectos práticos, vale ressaltar a capacidade do tanque da CG 160 Cargo, da Fan e da Titan (16,1 l, dos quais 3,1 l de reserva) e da CG 160 Start (14,6 l, com 3,2 l de reserva), que podem permitir até 600 km de autonomia em condições ideais de uso, quando abastecidas com gasolina.
Quanto aos freios, o sistema CBS - Combined Braking System - é comum a todas as versões na linha 2022. Na CG 160 Start ambos freios são a tambor, com diâmetro de 130mm.
Nas CG 160 Cargo, Fan e Titan o disco dianteiro é de 240mm de diâmetro e cáliper de pistão triplo de acionamento hidráulico, enquanto na traseira o tambor tem 130 mm de diâmetro.
O propulsor monocilindro 4 tempos com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft) é comum às versões Cargo, Fan e Titan. Tem exatos 162,7 cm3 e gera a potência máxima de 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgfm (etanol) e 1,40 kgfm (gasolina) a 7.000 rpm.
O sistema de alimentação por injeção eletrônica PGM-FI incorpora a tecnologia FlexOne (Fan, Cargo e Titan), que admite uso de etanol e gasolina em proporções diferentes.
Na CG 160 Start, o sistema PGM-FI admite apenas o uso de gasolina no motor, que mantém as mesmas características de potência e torque dos modelos FlexOne quando alimentados com este tipo de combustível.
O câmbio tem cinco velocidades e a embreagem de acionamento mecânico é do tipo multidisco em banho de óleo. O sistema de transmissão utiliza corrente tipo 428, com coroa de 44 dentes e pinhão de 15 dentes.
Os valores para a região, incluindo frete, são os seguintes:
CG 160 Start: R$ 12,9 mil
CG 160 Fan: R$ 14,16 mil
CG 160 Cargo: R$14,4 mil
CG 160 Titan: R$ 15,950 mil
Desde que a Honda CG começou a ser fabricada no Brasil, mais de 13 milhões de unidades do modelo saíram das linhas de produção da fábrica de Manaus. Uma incomparável história de sucesso, que confirma o acerto de decisões tomadas há quase meio século, quando a Honda optou por produzir localmente em vez de apenas importar suas motos para cá.
Presente no País como importadora desde 1971, em cinco anos de Brasil a montadora percebeu que era possível efetivar aqui uma filosofia enraizada na empresa desde sua fundação: pensar globalmente, agir localmente.
A iniciativa resultou na fabricação da CG 125 pioneira e suas oito gerações subsequentes, que entre si têm um invejável aspecto em comum: a CG sempre foi líder de mercado, a mais vendida entre todas as motocicletas comercializadas no Brasil.
Não é exagero dizer que o brasileiro aprendeu a andar de moto com a CG, modelo que continua, ano após ano, o favorito seja qual for a versão, do modelo de entrada Start à admirada Titan, passando pela prática Fan e pela profissional Cargo.
Constantemente aperfeiçoada no decorrer de seus muitos anos de produção, colocar lado a lado a primeira CG com a atual impressiona: a evolução tecnológica fica evidente, mas surpreende ainda mais verificar que, na essência, a fórmula original continua a mesma. Conforme a Honda, o sucesso pode ser atribuído à confiabilidade, resistência, economia e à boa relação custo-benefício, além do menor índice de depreciação do mercado.
Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!