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Volvo desenvolve no Brasil o caminhão do futuro

Concebido ao transporte de grãos, o FH 6x4 rodotrem é um exemplar único, desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da marca, juntamente com parceiros estratégicos

Publicado em: 15.09.2021 às 06:00

A Volvo apresenta um avançado caminhão-conceito, com uma série de novas tecnologias. Concebido para o transporte de grãos, o veículo, um FH 6x4 rodotrem é um exemplar único, desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da marca, junto com parceiros estratégicos - Randon, Hyva e Continental, que contribuíram com novas e criativas soluções no implemento, sistema hidráulico e pneus.

Volvo Efficiency Concept Truck

O caminhão será testado em operação real, em viagens na "rota dos grãos", partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra. A montadora escolheu esta aplicação pois o Brasil tem um dos mais competitivos agribusiness do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões.

"A Volvo é uma marca focada em inovação. Esse caminhão é um laboratório sobre rodas, onde vamos testar tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil, para a realidade do transporte que temos aqui", declara Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil.

O Efficiency Concept Truck é repleto de tecnologias inovadoras. "O conjunto como um todo foi projetado para garantir menor consumo de diesel, aumentar a disponibilidade e proporcionar mais segurança na operação", explica Juliane Tosin, gerente de projetos de Engenharia da Volvo e líder do projeto. "Estamos testando diversos conceitos novos, tanto no cavalo-mecânico como no implemento, com nossos parceiros. São melhorias no motor, na aerodinâmica, no gerenciamento de energia e muito mais", assegura.

As novidades visuais são grandes, resultado das várias mudanças na arquitetura do caminhão para melhorar a aerodinâmica. A cabine ficou mais baixa e 25 cm mais longa e é dotada de grandes defletores, com o dobro do tamanho dos encontrados no modelo convencional do FH.

Aerodinâmica aprimorada

A frente do veículo é mais aerodinâmica, projetada 17,5 cm para a frente. Outra alteração importante é no entre-eixos, que baixou para apenas 3 m, trazendo o trailer mais próximo da cabine, proporcionando a diminuição da resistência ao ar. Com isso, a caixa de baterias e o tanque de ureia foram realocados.

Câmeras laterais substituem os espelhos

Volvo Efficiency Concept Truck

Ao invés de retrovisores externos, foram instaladas câmeras nas laterais da cabine. Elas exibem as imagens em telas internas, com um alcance maior que o dos espelhos. O FH conceito graneleiro possui também uma suspensão dianteira com molas 30 kg mais leves, freios a disco, saias laterais, extensores das portas, calotas e rodas em alumínio - tudo mudado e introduzido para aumentar a aerodinâmica, diminuir peso e melhorar a produtividade. A cabine ficou maior, com uma cama 25 cm mais larga, proporcionando muito mais espaço para movimentação e conforto ao condutor.

Painel solar permite a geração de energia

O caminhão do futuro é original em muitos aspectos. É o primeiro a ter um sistema próprio de geração de energia. Um painel fotovoltaico para captação de energia solar e super capacitores foram instalados para abastecer os componentes eletrônicos e garantir aumento da vida das baterias.

Outro exemplo inédito é a utilização de uma peça feita em impressora 3D, dando mais agilidade ao pós-venda e antecipando uma tendência que deverá ser gradativamente adotada. Trata-se de um encaixe do suporte do para-lama traseiro, que foi impresso em alumínio mantendo as características do componente original.

"Estamos muito orgulhosos em ter feito o primeiro caminhão-conceito do Brasil. É uma prova do compromisso da Volvo com os transportadores do País, sempre inovando. Vários desses conceitos vão chegar aos nossos caminhões de série no futuro, como soluções de ponta já validadas em nosso mercado, um dos mais severos do mundo", finaliza Fabrício Todeschini.

I-Save: a evolução domotor turbodiesel

Volvo Efficiency Concept Truck

O motor é uma evolução dos modelos atuais a diesel, com muitas melhorias. Ele usa a tecnologia I-Save, que a Volvo disponibiliza na Europa.

O sistema inclui um novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, contribuindo para reduzir o consumo. O I-Save traz também um sofisticado sistema de turbocompressor, que gera torque extra, possibilitando menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros.

No Efficiency Concept Truck a Volvo introduziu um novo conceito de troca do óleo lubrificante por diferença de pressão, e não por gravidade como costumeiramente é feito, tornando o processo mais rápido, limpo e seguro. Além disso, houve a redução de elementos filtrantes (de três para dois filtros), juntamente com a adoção de um novo óleo, o VDS5, que é menos viscoso e circula com mais facilidade, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível.


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