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Volkswagen Taos: o meio-termo que é o máximo

Posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, novo SUV desembarcou em maio no mercado brasileiro com muita tecnologia e espaço para as famílias

Publicado em: 27.10.2021 às 03:00 Última atualização: 23.11.2021 às 10:41

Modernidade, tecnologia e espaço para as famílias. Atributos do Taos, irmão do meio na família de SUVs da Volkswagen vendida no mercado nacional. Produzido na Argentina, desembarcou em maio passado em duas versões: Comfortline (R$ 162,09 mil) e Highline (R$ 190,29 mil). Tanto nas dimensões quanto em preços, fica posicionado entre o T-Cross (preços que vão de R$ 97,29 mil a R$ 145,35 mil) e o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI 4-Motion (R$ 236,09 mil).

Volkswagen Taos

A configuração testada é a topo de linha Highline, equipada com o único opcional disponível, o teto solar panorâmico, que custa R$ 5,52 mil, elevando o valor do carro para R$ 195,81 mil. O vidro cobre quase que totalmente o teto, mas a seção móvel abre só até a metade - mesmo assim, é um dos maiores do mercado. Para quem gosta de luminosidade e daquele ventinho agradável, vale muito a pena. Quando o sol está forte demais, basta acionar um botão para fechar totalmente a persiana.

Não é todo dia que se tem a chance de dirigir um SUV novinho em folha. Se o modelo atrai pelo visual, cativa ainda mais pelo interior caprichado. À noite, chama a atenção o Ambient Light - sistema de luzes em LED que permite escolher a cor da iluminação interna entre 10 opções. Nas duas versões, o painel de instrumentos é 100% digital. A Comfortline vem com a tela de 8" de alta resolução, enquanto a Highline traz de série o Active Info Display de 10,25" configurável.

O volante multifuncional tem novo design e abriga os controles do sistema de som, configurações do cluster e piloto automático. O freio de estacionamento é elétrico, liberando espaço para porta-objetos no local que seria ocupado pela velha alavanca de mão. Utilizando a plataforma MQB, modelo é equipado com o motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas, que formam uma dupla afinada. Durante o teste, com gasolina o consumo foi de ótimos 13,5 km/l, em trajeto composto por 70% estrada e 30% cidade.

Suspensão traseira multilink é decisiva para manter a trajetória em uma tocada mais esportiva, assim como os controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC). Quanto às tecnologias semiautônomas, a topo de linha Highline traz Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com função Stop&Go. Depois de acionar o piloto automático, o carro assume automaticamente a aceleração e a frenagem, com base no veículo que vai à frente, numa espécie de siga o mestre que aumenta o conforto.

Filetes de LED "cortam" a grade e invadem os faróis Full LED

Volkswagen Taos

Beleza também é item de série no Taos. O formato da carroceria faz alusão ao visual quadradão dos SUVs tradicionais, mas com linhas modernas, harmônicas e fluidas.

Ao entardecer e à noite, não tem como confundi-lo com qualquer outro modelo devido aos filetes em LED que cortam a grade frontal e se fundem com o novo logo da marca, que estreou na família de carros elétricos ID na Europa. Trata-se de uma identidade visual digna de elogios e contemplação. Os filetes invadem os faróis full LED dotados de sistema IQ. Light.

As belas lanternas traseiras têm traços que acompanham o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI. As rodas em liga-leve aro 18" são de série em todas as versões.

 

Volkswagen Taos

Motor 1.4 turbo: potência e torque na medida

Volkswagen Taos

Alguém que avalie friamente apenas a cilindrada do motor 1.4, o 250 TSI Total Flex, talvez imagine que possa ser pequeno para o tamanho do carro e seus 1.420 kg. Mas quem dirige o Taos se convence rapidamente de que não falta força ao valente quatro cilindros. De temperamento nervoso, também equipa Jetta e a linha GTS do Polo.


O segredo está na injeção direta de combustível e no turbocompressor, que liberam os 25,5 kgfm de torque máximo já em 1.500 rpm (com etanol ou gasolina). Ou seja: basta pisar pouco para o carro acelerar rápido. Já a potência máxima de 150 cv de potência chega em giros mais altos, a 5.000 rpm.

A aceleração agrada e a prova de 0 a 100 km/h é cumprida em 9,3 s, enquanto a velocidade máxima é de 194 km/h, conforme medições da montadora.

Os shift paddles (de série nas todas as versões) permitem trocar as marchas manualmente. Além disso, por meio da tela do VW Play o condutor pode selecionar o perfil de condução, escolhendo entre ECO, Normal, Sport e Individual. Entretanto, para um carro de R$ 192 mil, o Taos deveria brindar o proprietário com amortecedores no capô do motor.

O visual tecnológico da "ilha digital"

Volkswagen Taos

Cockpit traz muito do que a Volks tem de melhor no Brasil. Detalhes em black piano e metal contrastam com a tecnologia do painel de instrumentos. A "ilha digital" é composta por Active Info Display com uma tela no generoso tamanho de 10,25" - um espetáculo à parte, praticamente a reinvenção do painel de instrumentos - e pela central de infotainment VW Play de 10,1".

Portas têm insertos em couro e a parte central do painel traz faixa em material agradável ao toque, mas a superior é de plástico duro. Bancos dianteiros são revestidos em material sintético e têm sistema de aquecimento. Banco do motorista vem com ajustes elétricos e lombar.

Carregador de smartphone por indução é um equipamento que vem de série desde a versão Comfortline, assim como ar-condicionado Climatronic dual-zone com saídas para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular e sistema Kessy.

Bom espaço interno

Modelo tem 4,46 m de comprimento, 2,68 m de entre-eixos, 1,63 m de altura e 1,84 m de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.


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