Depois das versões Drive 1.3 aspirada automática e da Audace Turbo 200 automática, chegou a vez de testar a desejada topo de linha Impetus, equipada com tudo o que o modelo da Fiat tem direito. A configuração, que em seu lançamento, no mês de outubro, chegou por R$ 115,99 mil, agora é comercializada a R$ 123,99 mil.
Antes de falar sobre o Pulse, um parênteses sobre o Argo. Após andar nas três configurações do novo carro da Fiat, na sequência a montadora enviou uma unidade do Argo S Design, equipado com motor 1.3 aspirado (98 cv com gasolina e 107 cv com álcool, bem como torque de 13,2 kgfm e 13,7 kgfm, respectivamente). Foi uma bela oportunidade para reforçar o quanto ambos os carros são diferentes. Mesmo quando equipado com este mesmo 1.3, o Pulse tem uma dirigibilidade mais refinada que o Argo graças à transmissão CVT e às calibragens específicas de suspensão e direção, além dos sistemas de auxílio à condução.
Agora voltamos à Impetus. O 1.0 Turbo 200 tem 3 cilindros e rende 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool a 5.750 rpm. Já o torque com qualquer um dos combustíveis é de 20,4 kgfm e está disponível bem cedo, a 1.750 rpm. Assim, o carro torna-se ágil e agradável de dirigir em todas as situações, pois não é preciso afundar o pé para obter bom desempenho.
A lista de itens de série é caprichada. Desde a versão de entrada, o Pulse conta com 4 air bags, controles de tração (ASR) e de estabilidade (ESP), faróis em LED, assistente de partida em rampa, piloto automático e rodas em liga-leve. A Impetus é para os que prezam pela tecnologia - e está disposto a pagar mais por isso. Quem está de olho no motor turbo e no câmbio CVT tem na Drive Turbo 200 (R$ 104,99 mil) uma ótima equação na relação custo-benefício.
Externamente, a Impetus acrescenta faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia. Seus diferenciais são as rodas em liga-leve aro 17" com acabamento diamantado e o teto bicolor. Apesar das semelhanças com o Argo, Pulse tem personalidade própria devido à frente mais alta, faróis grade e para-choques exclusivos.
Em relação à versão logo abaixo, a Audace Turbo 200 Flex Automática, a Impetus acrescenta bancos revestidos em couro, painel de instrumentos de 7" Full Digital, sistema de navegação GPS embarcado, volante com regularem de altura e profundidade, sensor de estacionamento dianteiro e tapetes feitos em carpete.
Outro diferencial é a central multimídia com tela de 10,1" touchscreen dotada de Apple Car Play e Android Auto wireless, comandos de voz, bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar e dois porta-USB (tipo A e C).
A unidade testada ainda era equipada com o único opcional, o Pack Connect////Me, que acrescenta R$ 2,7 mil ao valor final do carro.
Pacote de assistência à condução Adas, que já está presente desde a Audace, é composto por frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de saída de pista (LDW) e comutação automática de farol alto (AHB).
Espaço interno é bom, graças aos 2,53 m de entre-eixos proporcionados pela plataforma MLA. Já o porta-malas é razoável, levando 370 litros, apenas 70 litros a mais que o Fiat Argo.
Em matéria publicada em dezembro passado, mostramos que o porte do Pulse é idêntico ao do Argo Trekking, com apenas alguns centímetros extras: são 4,10 m de comprimento (10 cm a mais que o Argo), 1,77 m de largura (2 cm) e 1,58 m de altura ( 1 cm). No entre-eixos, é apenas 1 cm mais comprido.
Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.