Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Saúde das mãos

Cinco dicas para você parar de roer as unhas

Onicofagia é o termo técnico para o costume de roer unhas

Publicado em: 20.11.2020 às 03:00 Última atualização: 20.11.2020 às 15:21

Onicofagia é o termo técnico para o costume de roer unhas Foto: Adobe Stock
Especialista no cuidado com as mãos, Luzia Costa traz algumas dicas para quem quer eliminar o mau hábito de roer as unhas.

1) Identifique os momentos que despertam a mania - Saiba identificar o momento exato que desperta a vontade. Esse é o primeiro passo para saber se o hábito está relacionado a problemas no trabalho, na vida pessoal, etc.

2) Roer as unhas é um alerta - Ansiedade, tédio, estresse, tristeza, tudo isso pode interferir de maneira direta no costume. Procure um médico ou especialista para fazer um acompanhamento.

3) Mantenha a boca ocupada - Mastigue um chiclete, bala ou algo do gênero, mudar o foco é importante principalmente em momentos de ansiedade ou incertezas. Quando estiver em uma posição difícil, respire fundo.

4) Mantenha as unhas feitas - Esse truque é ótimo, pois aumenta a chance de não levar a mão na boca para não estragar.

5) Tenha um kit manicure por perto - Toda vez que você pensar em roer as unhas, tire da bolsa um "kit manicure", use alicate, lixas, etc. Com o hábito de lixar ou cortar, amenizamos a ação de roer.

 


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.