Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde CUIDE-SE

O que é a nova cepa da gripe H3N2 Darwin

Aumento no número de casos alerta para a linhagem descoberta no fim de 2021 na Austrália e que faz parte do tipo A (H3N2)

Por Redação
Publicado em: 13.05.2022 às 05:51 Última atualização: 13.05.2022 às 16:31

O aumento no número de casos de gripe, um movimento que, segundo o Ministério da Saúde, tem se demonstrado desde o fim de 2021, tem chamado a atenção para um cuidado com infecções mais fortes e mais frequentes, além daquela já provocada pelo coronavírus.

Cuidados para evitar o contágio da gripe são os mesmos para frear a transmissão da Covid-19
Cuidados para evitar o contágio da gripe são os mesmos para frear a transmissão da Covid-19 Foto: Adobe Stock
Obviamente, com a chegada do tempo frio, há um aumento nos casos de gripe e resfriados, porém, a pneumologista do Hospital Regina, Michele Mallmann, destaca que há outras variáveis envolvidas nesse crescimento de infecções por Influenza.

"Além do frio, outros fatores também são responsáveis por esse aumento, como o avanço da cepa Darwin (H3N2) e o relaxamento das medidas de prevenção contra a Covid, como uso de máscaras e distanciamento social, as quais também protegem contra o vírus da gripe", destaca.

O tratamento da gripe, explica a médica, pode ser feito em casa, "com medicações para os sintomas da doença, como analgésicos e antitérmicos, assim como hidratação e repouso. Pacientes com fatores de risco para complicações tem indicação de usar antiviral, a critério médico. Caso ocorra febre persistente, falta de ar ou queda da saturação o paciente deve procurar atendimento", alerta.

É gripe ou resfriado: como saber?

Michele Mallmann, pneumologista
Michele Mallmann, pneumologista Foto: Divulgação
Os sintomas da gripe podem se confundir com os do resfriado e da Covid, mas há diferenças, destaca a médica. "O resfriado pode ser causado por inúmeros vírus, mais comum o rinovírus, ocasionando febre baixa, coriza, obstrução nasal, espirros, tosse e dor de garganta leve. A gripe é ocasionada pelo vírus da Influenza, tem sinais e sintomas semelhantes aos do resfriado, porém com maior intensidade e duração e pode evoluir com complicações pulmonares. A Covid é causada pelo vírus SARS-CoV-2, tem sintomas semelhantes aos da gripe e algumas particularidades que podem diferenciá-la das anteriores, como diarreia e perda do paladar e olfato. Sintomas da gripe na criança são semelhantes aos do adulto, podendo estar acompanhados também de falta de apetite, prostração e sonolência. O resfriado costuma durar até 7 dias, já a gripe pode durar de 1 a 2 semanas."

Como surgiu a nova cepa?

Hoje são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros são costumam provocar epidemias sazonais pelo mundo, enquanto o último leva a casos mais leves. O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata.

Mesmo com diferenças genéticas, todos os tipos podem ter sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadigas.

A cepa Darwin - descoberta no fim de 2021 na Austrália - faz parte do tipo A (H3N2). Nos últimos meses, ela contribuiu para um aumento de casos de gripe no Brasil, mesmo fora do inverno.

"Uso de máscaras, higiene das mãos, uso de álcool gel, manter ambientes ventilados e vacinar-se contra a gripe são as medidas de prevenção", diz a pneumo.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

TAGS: cepa gripe saúde
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.