Assim como todo corpo, o cérebro também se cansa e dá alguns sinais sobre isso. E é preciso entender por que ele responde desta forma.
Nosso cérebro funciona com vários ciclos ao mesmo tempo. Tudo começa quando estou concentrado em uma tarefa, o que exige atividade mental específica e energia do cérebro. "A partir do momento que o cérebro troca informações entre si e as células vizinhas liberam adenosina, que nada mais é do que uma substância 'protetora' que impede a hiperativação dos nossos neurônios. A liberação da adenosina resulta na sensação de fadiga. É o que sentimos quando nos sentimos cansados após uma atividade muito intensa ou longa", detalha a neurocientista do Supera, Livia Ciacci.
Uma vez fadigado,o cérebro já não produz como antes, o que explica a importância da pausa. "Uma das principais confusões é a de que a produtividade está ligada à exaustão, o que, em termos científicos não faz sentido, uma vez que o cérebro em estado constante de fadiga não consegue responder da mesma forma", diz.
Livia indica a técnica Pomodoro que sugere, entre outras coisas, um foco de 25 minutos seguido de um descanso de 5 minutos, até completar duas horas de tarefa e, como recompensa, um descanso de 30 minutos.
Não tente guardar tudo na cabeça: o cérebro não foi feito para gravar tudo! Use ferramentas externas para registrar ideias e informações: anote ou desenhe tudo que faz sentido e será útil para você, libere espaço mental.
Questione sempre: o hábito de questionar e de não ter medo de mudar de ideia pode tornar o pensamento mais flexível, e consequentemente, mais eficiente.
Otimize: quanto maior o número de decisões que tomamos, menos energia (e menos qualidade de raciocínio) temos para as próximas decisões! A dica é diminuir os atritos de decisão e a rotina aqui é nossa aliada. Deixar o cardápio da semana pronto, a roupa do dia seguinte separada, a agenda visível e organizada são hábitos que poupam o cérebro de tomar uma série de pequenas decisões, que no fim das contas, somam um grande volume!
Pense com o corpo: pensar sobre um problema caminhando, dançando, ou apenas desenhando e colando post'its pode amplificar sua capacidade de percepção!
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.