Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde MELHORE SUA PERCEPÇÃO

É falta de atenção ou falha de memória?

Em um mundo de muitos estímulos está cada dia mais difícil lembrar de pequenas coisas

Por Redação
Publicado em: 25.07.2022 às 05:14 Última atualização: 25.07.2022 às 09:11

Você fecha a porta do carro e, dez segundos depois, volta para conferir se fechou mesmo... Esse pequeno exemplo ilustra como para o nosso cérebro está cada vez mais difícil focar em uma coisa só. Porém, entenda primeiro a relação entre memória e atenção.

Falhas na memória acontecem no controle de atenção, na hora de gravar informação. É quando você faz algo pensando em várias coisas ao mesmo tempo
Falhas na memória acontecem no controle de atenção, na hora de gravar informação. É quando você faz algo pensando em várias coisas ao mesmo tempo Foto: Adobe Stock
"Não basta apenas os sinais do ambiente atingirem os sentidos. É possível uma pessoa vestida de gorila passe na sua frente e você não a perceba! É necessário que exista uma interpretação consciente dessa informação, e isso só é possível direcionando o foco de atenção àquilo", destaca a neurocientista do Supera, Lívia Ciacci.

O gerenciamento da atenção, assim como a escolha e a forma como certas informações serão retidas na memória de longa duração sofrem influência de fatores externos, como estímulos visuais e fatores internos como hormônios e emoções.

O que acontece é que se, somado a essas variações naturais, tentarmos executar muitas tarefas simultâneas, o excesso de alternância do foco de atenção vai diminuir muito a qualidade da percepção de cada estímulo.

A percepção é a capacidade de associar as informações sensoriais à memória e à cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos, e orientar as ações.

Foco, meu amigo, foco

Já a atenção é um estado de percepção, é o holofote da nossa mente, que ilumina aquilo que queremos trazer para a consciência. No cérebro, o foco de atenção direcionado à uma tarefa cria condições mais favoráveis para perceber os detalhes dessa tarefa, como se os neurônios estivessem mais "preparados" para responder sobre essa tarefa.

Fisiologicamente o foco de atenção faz a amplitude dos sinais elétricos desses estímulos serem maiores e mais facilmente trabalhados pelo córtex. Fazendo uma analogia, a atenção "aumenta o volume" daquilo que o cérebro precisa perceber melhor.

E como aumentar a clareza da percepção? "Fechando as abas que não estão sendo usadas; deixando o celular longe na hora da leitura; lendo em papel mais que em telas; não responder o WhatsApp enquanto conversa com uma pessoa pessoalmente, treinando assim a atenção focada", sugere a especialista.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.