Publicidade
Cotidiano | Decoração Reaproveitamento

Decoração sustentável

Projeto ensina a criar uma sala de jantar moderna e amiga do meio ambiente

Por Taila Rheinheimer Schmidt
Última atualização: 03.11.2019 às 10:09

Cada vez mais, arquitetos e designers têm se preocupado em criar uma decoração que agrida menos a natureza. Por isso, o reaproveitamento de materiais é mais que bem-vindo. A iniciativa, além de resultar em economia, também ajuda a reduzir a quantidade de descarte e entulho. Assim, as arquitetas Isabella Nalon e Juliana Atti, em parceria com a decoradora Sula Miranda, tiveram a missão de projetar esta sala de jantar a partir de dois pontos: criatividade e sustentabilidade. Com base nessa experiência, as profissionais dão dicas de como qualquer pessoa também pode criar um décor sustentável e acessível em casa.

Parede verde

Parede reúne 20 peças de paletes. Readequadas, as ripas ganharam lugar para a colocação de 60 vasos convencionais, que receberam jiboias e guaimbês, espécies que exigem pouca manutenção e são bem-vindas em ambientes internos.
*Dica para fazer em casa: também é possível adotar outras espécies, desde que tenham uma boa adaptação ao local ou, quem sabe, até criar uma hortinha. Além dos paletes, outros materiais recicláveis também são ótimos para acomodá-las, como partes de um móvel antigo, por exemplo. Tudo isso, respeitando as proporções do ambiente.

Parede verde

Uma das paredes reúne 20 peças de paletes. Readequadas, as ripas ganharam lugar para a colocação de 60 vasos convencionais, que receberam jiboias e guaimbês, espécies que exigem pouca manutenção e são bem-vindas em ambientes internos.

Dica para fazer em casa: também é possível adotar outras espécies, desde que tenham uma boa adaptação ao local ou, quem sabe, até criar uma hortinha. Além dos paletes, outros materiais recicláveis também são ótimos para acomodá-las, como partes de um móvel antigo, por exemplo. Tudo isso, respeitando as proporções do ambiente.

 

Banco de vidro

Em vez de um material tradicional, o trio de profissionais criou um móvel transparente e leve. Para trazer originalidade à peça, rodas de caminhão recuperadas e pintadas dão suporte ao banco, que [e um dos destaques da sala de jantar.

Dica para fazer em casa: o tampo do banco pode ser substituído por outro material. "Certa vez, em um projeto, utilizamos portas antigas para esta função. E, para a base, se pode empregar um motor em desuso, uma roda de bicicleta velha e outros, desde que recuperados de forma correta", conta Isabella, salienta que basta usar a imaginação.

 


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.