Publicidade

Final de semana de sol e muitas atrações para curtir o sábado e o domingo

Oktoberfest, shows, espetáculos, eventos ao ar livre esperam toda a família Reportagem: Susi Mello

Atrações não faltarão de sexta-feira (18) até domingo (20) na região. Com a previsão de tempo firme e ensolarado, é possível curtir Oktoberfest, shows, espetáculos, eventos ao ar livre, exposições. Há diversão para toda a família.

Flores e música no Núcleo de Casas Enxaimel

Feira das Flores será no Núcleo de Casas Enxaimel Foto: Prefeitura de Ivoti/Divulgação
Feira das Flores chega em sua 12ª edição. Ela ocorre no Núcleo de Casas Enxaimel da Feitoria Nova. Com entrada gratuita, o evento ocorre em seis dias (18, 19 e 20; 25, 26 e 27) com a venda de plantas e insumos para jardins. A programação conta com gastronomia e muita música.

As atrações nesta sexta-feira a partir das 19 horas serão Coral Programa Vida Saudável e Simão Wolf e Banda. No sábado, a partir das 14h30 irão apresentar-se grupo Roda Alegre, Johnny e Zé do Banjo, Grupo Musical de Dança Mover de Presidente Lucena, pocket show com Tati Portella. No domingo, a partir das 14 horas estarão gaiteiros e invernadas da Escola Ildo Meneghetti, Lucas Djovano, Volkstanzgruppe Berghanschneiss e Acústico Rockfeller.


SERVIÇO
O quê: 12ª Feira das Flores
Quando: De sexta-feira, das 15 às 22 horas, e sábado e domingo, das 9 às 19 horas
Onde: Núcleo de Casas Enxaimel, em Ivoti
Quanto: A entrada é gratuita.

Final de semana será da 4ª Festa Nacional da Lavanda

Neste final de semana Morro Reuter realizará a 4ª Festa Nacional da Lavanda! De 18 a 20 de outubro, a cidade espera a todos no Ginásio Municipal e seu entorno, onde a estrutura já está sendo montada para acolher os 98 expositores e também os diversos shows e bailes! Entre as atrações da festa estarão o show nacional de Hugo e Tiago, nesta sexta-feira, às 22 horas, e bailes com bandas como Os Atuais, Os Federais e Rainha Musical, entre muitas outras, além, é claro, da lavanda, que será a estrela da festa, em mudas, biscoitos, cucas e até cerveja! A entrada para a festa é gratuita, com exceção do ingresso para o show nacional com Hugo e Tiago, que está à venda por 10 reais (primeiro lote). No dia da festa custará 20 reais.
A festa contará com Feira de indústria, Comércio e Artesanato, Feira de Produtos Coloniais - Agroecológicos e Agroindustriais, praça de alimentação, exposição Agropecuária e brinquedos infláveis para as crianças, além de oficina de extração de óleo de Lavanda, passeios guiados à uma plantação de lavanda, venda de mudas e de produtos à base de lavanda, como cremes, aromatizantes e também bolachas, cucas, suspiros, chocolate e cerveja! O evento terá, ainda, a 2ª edição da caminhada "Pelos Caminhos da Lavanda", no sábado da festa. A divulgação vem sendo feita incansavelmente pela corte do município, formada pela rainha Eduarda Torres Weber, a primeira princesa, Luciana Klein, e a segunda princesa, Andressa Henrich.

SERVIÇO
O quê: 4ª Festa Nacional da Lavanda
Quando: De 18 a 20/10
Onde: Ginásio Municipal de Morro Reuter (Travessa 1º de Maio, Centro), Emater e seu entorno, em Morro Reuter
Quanto: A entrada para a festa é gratuita, com exceção do ingresso para o show nacional com Hugo e Tiago, que está à venda por 10 reais no primeiro lote. No dia da festa custará 20 reais.

Cultura alemã na Oktoberfest de Igrejinha

A 32ª Oktoberfest de Igrejinha inicia nesta sexta-feira e vai até o dia 27, reunindo shows, apresentações culturais e pratos típicos alemães. O Parque de Eventos Almiro Grings sediará a programação que incluem desde bandinhas típicas itinerantes até shows nacionais. Entre as atrações confirmadas estão Anitta, nesta sexta-feira, Alok, no domingo. Além disso, haverá diversas opções de gastronomia típica, apresentações artísticas, culturais e folclóricas, desfiles temáticos, Jogos Germânicos, atrações para crianças e terceira idade e, claro, muito chope. Neste sábado, a entrada dos visitantes no Parque da Oktober é liberada até as 16h30, após este horário o ingresso custa 23 reais.

Na última quinta-feira ocorreu a tradicional Carreata do Chopp. Uma comitiva da festa incluindo o trio de soberanas, voluntários e diretoria percorre as principais cidades para lembrar que o evento vai começar a bordo de um trio elétrico e seguida de novos carros. Os caminhões tanque levando o chopp Schin e o Bierwagen (“Carro da Cerveja”) acompanham a carreata, o último distribuindo chope para os pedestres. A carreata iniciou por Novo Hamburgo, passou por
Campo Bom, Sapiranga, Parobé, Taquara e Três Coroas antes de desembarcar em Igrejinha. Lá, na Rua Coberta da cidade, simbolicamente foi dado o início à Oktoberfest de Igrejinha com distribuição gratuita de chope.

Oktoberfest de Igrejinha Foto: Juarez Machado/GES


Hoje (sábado), às 14 horas, a Avenida Presidente Castelo Branco será o palco do Desfile Oficial e Parada Festiva. Neste ano o Desfile Oficial tem o tema da festa ‘De todos para todos’, e conta com mais de 1.500 participantes divididos em cinco grandes alas: Saúde, Educação, Segurança, Cultura e Alegria. Na sequência ocorre a Parada Festiva, onde grupos de amigos, colegas de trabalho, do colégio, da faculdade, equipes que realizam atividades sociais em conjunto, e até mesmo vizinhos, tomam as ruas em direção ao Parque de Eventos Almiro Grings. Em caso de chuva, o Desfile Oficial será transferido para o próximo sábado (26), com o mesmo horário e percurso.

SERVIÇO
O quê: 32ª Oktoberfest
Quando: Sexta-feira, a partir das 19 horas; sábado a partir do meio-dia; domingo a partir das 10 horas
Onde: Parque de Eventos Almiro Grings, em Igrejinha
Quanto: A entrada de sexta-feira a domingo varia de 23 a 38 reais.

Vai ter kerb em São Vendelino

Coordenadora da festa, Marli Weissheimer, Cristiane Haefliger, Diely Audibert Schaefer e Franciele Werle, Margarete Gosenheimer e a chefe de gabinete, Ana Paola Fritzen, da Kerbfest de São Vendelino Foto: Susi Mello/GES-Especial
A 16ª Kerbfest de São Vendelino irá movimentar o município, conhecido como "Pequeno Paraíso", onde vivem aproximadamente 2,2 mil habitantes. A festa ocorrerá nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 deste mês. A programação contará com bailes, shows, desfile, jogos germânicos, stammbier (uma competição onde ganha a equipe que primeiro tomar os cincos canecos de chope de diferentes tamanho), passeio de kerbwagen. O visitante poderá levar para casa cuca, linguiça, bolinho de batata, pretzel e pão caseiro e saborear comida típica e muito chope.

O kerbfest ocorrerá na área central, na Rua Cônego Alfredo Kaspary. Quem chega na cidade passará pela ponte até chegar na área da festa que estará coberta. "A nossa expectativa é que 30 mil pessoas prestigiem o evento", comenta a coordenadora da festa, Marli Weissheimer, que esteve na quarta-feira no Jornal NH, com a vice prefeita, Margarete Gosenheimer, a chefe de gabinete, Ana Paola Fritzen, e as soberanas da festa, a rainha Diely Audibert Schaefer e as princesas Cristiane Haefliger e Franciele Werle.

A programação do primeiro final de semana está especial. Na sexta-feira (18), a entrada é gratuita. A partir das 18 horas terá bandinha típica alemã, desfile de abertura "O Kerb nos nosso tempos!¨, abertura oficial, jantar típico e baile de abertura com Banda Passarela. No sábado, a partir das 13 horas terá visitação da feira da Indústria e Comércio e no espaço do agricultor e baile da terceira idade às 13h30. A partir das 18 horas, o ingresso custará 20 reais. Nesse horário terá missa festiva na comunidade católica. Às 19 horas é a vez do baile gauchesco com banda Canção Nativa, chope em metro e stammbier. O show nacional com Hugo&Tiago está marcado para às 21h30. A banda "Die eis boys" da Alemanha às 23 horas e a meia-noite terá DJ Cleber Bruch.

A programação de domingo inicia às 10 horas com bandinha típica alemã. A partir do meio-dia, quando tem almoço típico, o ingresso custa 15 reais. Às 12h30 terá Grupo Festerê, seguindo a festa com as bandas Brilha Som, Barbarella e K´Necus.


SERVIÇO
O quê: 16ª Kerbfest
Quando: De sexta-feira à domingo
Onde: Na área central, na Rua Cônego Alfredo Kaspary, em São Vendelino
Quanto: A entrada para a festa é gratuita na sexta-feira. No sábado custará 20 reais após às 18 horas e no domingo será 15 reais após meio-dia.

Cervejas artesanais na Heimatfest de Linha Nova

Heimatfest acontece na cidade Linha Nova Foto: Paulo Langaro/GES-Especial
Ocorre nesta sexta, sábado e domingo a sétima edição da Heimatfest, em Linha Nova. A festa está programada para o Parque Municipal Georg Heinrich Ritter. A recepção aos convidados será às 18 horas com Orquestra Municipal, e, às 19 horas, será realizada a abertura oficial. Não serão cobrados ingressos e estacionamento em nenhum dia da programação. Entre as grandes atrações estão as cervejas artesanais. Falando nisso, Linha Nova é oficialmente o Berço Estadual das Cervejas. "Tudo que será oferecido na Heimatfest é produzido pela comunidade. E o lucro da venda dos produtos ficará com cada entidade que coloca lá seu estande”, destacou o prefeito Henrique Petry.

A programação de sexta contará com shows de Barbarella às 20 horas e duas horas após o Porto do Som. No sábado, as atividades iniciam às 8 horas, com bandinha típica, encontro da família Ritter, bierwanderung. A partir das 13h30 terão apresentações culturais, Super Banda Real, show com Juba Brothers, baile com Os Atuais. No domingo terá show com a Turma do Pirulito, às 9 horas, seguida de bandinha típica, apresentações culturais, Musical Quantum, Estribo de Prata e banda Passarela.

A festa terá tenda do agricultor, praça de alimentação, brinquedos infláveis, almoço típico, artesanato, exposição comercial e industrial, mini café colonial e biergarten e mostra de duas cervejarias artesanal do município.

Na quarta-feira, o prefeito esteve no Jornal NH acompanhado da rainha Adriane Beatriz Wust dos Reis, das princesas Carla Bianca Willig e Tairane Dewes, além da secretária da Educação e Cultura, Marli Elaine Schimitt. O evento tem a realização da Associação Cultural e de entidades do município, com apoio da prefeitura.

SERVIÇO
O quê: 7ª Heimatfest
Quando: De sexta-feira à domingo
Onde: Parque Municipal Georg Heinrich Ritter, em Linha Nova
Quanto: A entrada é gratuita

Atrações com leitura

Feira do Livro em Campo Bom Foto: Patricia Klein/Divulgação
A 35ª Feira do Livro de Campo Bom, no Largo Irmãos Vetter, continua com atrações culturais e um mergulho no universo da leitura. Sob o tema "Os livros são meus pássaros, com eles aprendi a voar", a programação vai até domingo. Além de comércio de livros, o evento contará com palestras, sessões de autógrafos, exposições, sessões de cinema ao ar livre, espetáculos teatrais, Hora do Conto, apresentações artísticas das escolas, Mostra Interativa Fundação Cultural de Campo Bom, Feira do Jovem Empreendedor, Festival de Bandas Escolares, Café Literário, entre outros. Na sexta-feira, 18, e sábado, dia 19, a feira está aberta das 9 às 21 horas e, no domingo, das 10 às 20 horas .

Entre as atrações desta sexta-feira está apresentações de esquetes Escola de Arte-Educação e o RAPensando. No sábado, das 10 às 15 horas, terá encontro literário com autores locais; às 18h30 terá o Coral Escola 31 de Janeiro e 30 minutos após será a vez do espetáculo da Orquestra Jovem de Campo Bom. No domingo, às 15 horas terá o 2º Festival de Bandas Escolares e às 18 hora ocorrerá a apresentação da Orquestra Escola Tiradentes.

SERVIÇO
O quê: 32ª Feira do Livro
Quando: Sexta-feira e sábado, das 9 às 21 horas, e domingo, das 10 às 20 horas
Onde: Largo Irmãos Vetter, em Campo Bom
Quanto: A entrada é gratuita

Kid Cegonha em encontro de motos

Banda Kid Cegonha estará em Campo Bom Foto: Divulgação
A banda Kid Cegonha estará com seu rock estradeiro no Parque do Trabalhador em Campo Bom. A banda tocará sábado, às 18 horas no 10º Guela Motos, com entrada franca.
O já conhecido Rock Estradeiro da Kid apresenta versões para clássicos do rock e também músicas autorais e é interpretado nas vozes e instrumentos dos líderes da Banda Kid & Darlin, no baixo de Puve e na Bateria de Toco Ferreira. Fazem parte do set list canções de artistas como: Creedence, Bob Dylan, Janis Joplin, Raúl Seixas entre muitos outros, além de canções autorais.
No repertório deste sábado a Kid Cegonha também dará uma palinha do que virá por aí em seu novo CD autoral de rock chamado "Encruzilhada". O novo álbum mostrará um lado mais maduro da banda que já tem 20 anos de estrada. Muito rock com pegada blues e ainda fusões rítmicas com Baião e Rap, por exemplo, darão o tom das canções deste álbum que deverá ser lançado nos próximos meses e que será farto em elaborados arranjos e instrumentos fazendo jus ao que a banda costuma levar para os palcos. Nas letras, além de composições próprias, a banda contará neste CD com a parceria de amigos compositores e escritores.


SERVIÇO
O quê: Banda Kid Cegonha no 10º Guela Motos
Quando: Sábado, a partir das 18 horas
Onde: Parque do Trabalhador, em Campo Bom
Quanto: A entrada é gratuita

Brincadeiras para crianças em Riozinho

 O Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Pé da Serra realizará atividades com crianças em outubro. Será no dia 19, com almoço a partir das 1130 e brincadeiras à tarde. Segundo a capataz social, Cleidia Pretto, a criançada poderá andar a cavalo e aproveitar para laçar na vaca parada. Quem quiser participar do almoço pode contatar com Cleidia pelo telefone 9 9753 7307. As atividades serão no galpão do CTG, na RS 239, próximo ao antigo pórtico do município.

SERVIÇO
O quê: Festa para crianças
Quando: Sábado
Onde:Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Pé da Serra
Quanto: A entrada para a festa é gratuita.

Magia e encantamento no Menorah

Com um show repleto de acrobacias e um enredo lúdico, o espetáculo Menorah está de volta à Novo Hamburgo para apresentação única que ocorrerá no Teatro Feevale, domingo, às 19 horas. Ingressos no site Uhuu.com, na Bilheteria do Teatro Feevale e na Fati Ferramentas de Novo Hamburgo por 30 reais (inteira) e 15 reais (meia-entrada).

O espetáculo de circo, que conta com 25 artistas, promete encantar o público numa apresentação que envolve teatro, dança, música, tecido acrobático, equilibrismo e humor. A ação faz parte do projeto Viva a Alegria, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura por meio do humor.

SERVIÇO
O quê: Espetáculo Menorah pelo projeto Viva a Alegria
Quando: Domingo, às 19 horas
Onde: Teatro Feevale
Quanto: 30 reais (público em geral) e 15 reais (meia-entrada)

Chitãozinho & Xororó em Novo Hamburgo

Na sexta-feira (18), às 21 horas, Chitãozinho & Xororó estarão no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, com a turnê "Evidências". Além da música que dá o nome do show, "Fio de Cabelo", "No Rancho Fundo" e "Nuvem de Lágrimas" estarão no repertório. Os ingressos, que vão de R$ 140 a R$ 800, estão há venda em Uhuu.com e na bilheteria do teatro.

Chitãozinho ENTITY_amp_ENTITY Xororó serão atração do Teatro Feevale no dia 18 de outubro Foto: Fabio Nunes / Divulgação

SERVIÇO
O quê: Turnê Evidências de Chitãozinho & Xororó
Quando: Sexta-feira, às 21 horas
Onde: Teatro Feevale, em Novo Hamburgo
Quanto: Ingressos variam de 140 a 800 reais

Espetáculo sobre universo feminino

Espetáculo Marias será no final de semana em Novo Hamburgo Foto: Divulgação
Na noite de sábado (19), às 20 horas, estreia em Novo Hamburgo "Hoje é Dia de Marias - Outros Olhares", espetáculo sobre o universo feminino escrito e atuado por mulheres. A peça teatral será apresentada no Teatro de Bolso do Núcleo de Artes Cênicas ParaNóia (Rua 25 de Julho, 1.215, bairro Rio Branco). O ingresso custa 20 reais e pode ser adquirido no local ou reservado pelos telefones (51) 3593-6947 (à tarde) e 99988-1986. No elenco, Bruna Feltes, Isabel Glaser, Jordana Eltz, Renata Martini, Laísa Pereira, Vitória Glaser e Kássia Berghan dão vida às Marias. A direção é de Luis Fernando Rodembuch. Segundo ele, trata-se de um espetáculo "com mulheres, pelas mulheres, mas para todos os públicos, com uma temática bastante atual".

SERVIÇO
O quê: Espetáculo "Hoje é Dia de Marias - Outros Olhares
Quando: Sábado, às 20 horas
Onde: Teatro de Bolso do Núcleo de Artes Cênicas ParaNóia (Rua 25 de Julho, 1.215, bairro Rio Branco)
Quanto: Ingressos a 20 reais

Festa da família


A Festa da Família do Colégio Santa Catarina será sábado, das 10 às 17 horas. Haverá foodtrucks, brinquedos, brechó e feira de artesanato. Entrada gratuita.


SERVIÇO
O quê: Festa da família
Quando: Sábado, das 10 às 17 horas
Onde: Colégio Santa Catarina
Quanto: Entrada gratuita.

Feira Viva Festiva


A Feira Viva Festival ocorrerá sábado, das 10 às 19 horas, na Praça da Bandeira. O evento tem atrações gratuitas para a comunidade, como Rodrigo Cypriano. O espaço é um encontro de iniciativas de produção e comercialização de alimentos saudáveis buscando divulgar produtoras/es agroecológicas/os, orgânicos, com manejo adequado de sua produção.


SERVIÇO
O quê: Feira Viva Festival
Quando: Sábado, das 10 às 19 horas
Onde: Praça da Bandeira, em Novo Hamburgo
Quanto: Entrada gratuita.

.

.

Mostra de arte na Maurício Cardoso

O 8° Mesa de Arte na Praça vai participar do Domingo na Maurício, 15 às 19 horas. Será na Avenida Mauricio Cardoso, em Hamburgo Velho, em frente da loja Borda Barroca. O evento surgiu no grupo A4 ( Ana Hauschild, Bala Blauth, Magna Sperb e Mona Locks) com a proposta de levar a arte para locais não acostumados com ela, compartilhando e dialogando com as pessoas que circulam desavisadas e são surpreendidas pela diversidade de artistas da nossa região. Cada artista envia duas imagens de trabalhos seus a livre escolha, as imagens são reproduzidas, todas do mesmo tamanho e penduradas em varais, lado a lado. As imagens das obras dos artistas não são comercializadas, ao contrário, são distribuídas gratuitamente ao público no final do evento numa forma das pessoas levarem um pouco de arte para casa. Cada pessoa escolhe a obra do artista que mais se identificou e atrás da obra terá todos os dados deste artista e como encontrá-lo nas redes sociais ou se tiver interesse em adquirir suas obras. Os artistas participantes gostaram desta maneira descontraída e democrática de mostrar o seu trabalho para o público e muitos estarão no local para conversar com as pessoas interessadas.
Além do varal de imagens, as organizadoras levam livros de arte, catálogos e convites de exposições para as pessoas manusearem enquanto olham a exposição, se familiarizando com as diferentes técnicas e formas de expressão usadas em arte.


SERVIÇO
O quê: 8º Mesa de Arte na Praça
Quando: Domingo, das 15 às 19 horas
Onde: Na Avenida Maurício Cardoso, em Hamburgo Velho, em frente a loja Borda Barroca
Quanto: Entrada gratuita.

Banda comemora 25 anos em Dois Irmãos

A Banda Marcial Herval de Dois Irmãos realiza neste domingo, dia 20, concerto em comemoração aos seus 25 anos de fundação. A apresentação tem como objetivo contar a trajetória da banda durante o período em que se mantêm em atividade ininterruptas desde o dia 7 de setembro de 1994. O evento é gratuito e será a partir das 16 horas na Praça do Imigrante de Dois Irmãos. Dados e marcos importantes serão contados durante a apresentação, que vai trazer composições originais e escritas para bandas, assim como adaptações para a sua atual formação.

SERVIÇO
O quê: Concerto de 25 anos da Banda Marcial Herval
Quando: Domingo, às 16 horas
Onde: Na Avenida Maurício Cardoso, em Hamburgo Velho, em frente a loja Borda Barroca
Quanto: Entrada gratuita.

Sunset da Mostra Glass Home

Domingo (20), a Mostra Glass Home promoverá um sunset aberto ao público. O histórico casarão da Rua Joaquim Nabuco, 1.437, localizado no Centro de Novo Hamburgo, contará com uma programação especial que transformará o espaço em um ponto de encontro. Nesse dia, das 17 às 21 horas, um DJ comandará o som no Espaço Garden, enquanto o público poderá aproveitar o espaço bistrô, com um menu especial assinado pelo chef Rafael Guimarães. O evento ainda contará com opções de espumantes e vinhos, além de chopps artesanais da Fat Bull Beer. A entrada para prestigiar apenas o sunset custa 5 reais mais 20 reais para quem quiser visitar a mostra.

SERVIÇO
O quê: Sunset na Mostra Glass Home 2019
Quando: Domingo, das 17 às 21 horas
Onde: Rua Joaquim Nabuco, 1.437, Centro, em Novo Hamburgo
Quanto: A entrada para prestigiar apenas o sunset custa 5 reais mais 20 reais para quem quiser visitar a mostra.

Domingo no Entre Linhas

O Domingo no Entrelinhas, a partir das 16 horas, será na Avenida Maurício Cardoso, 905. A entrada é gratuita. Para embalar a bruma leve das paixões que vem dentro, o Forró de Lua garante aquela trilha sonora dançante. Na sequência rola apresentação da esquete “Não Toque”, do grupo EnCena, com Junior Meireles e performance teatral com Arthur de Oliveira.
Pela primeira vez no Espaço Cultural Entre Linhas, as ilustrações exclusivas da IntereSanti, de Gravataí, levarão um pouco da arte inspirada em boa música, feitas pelo artista Matheus Dias. A programação de artistas visuais conta ainda com tecelagem e fusing, do artista Fernando Lima, e exposição de macramês, mosaicos e mandalas. Comidas e produtos da Kitanda Camponesa e granola orgânica, produzidas por Mariana Amaral, também serão vendidos neste domingo. As bebidas ficam por conta da já conhecida La Misionera Cerveja Artesanal. O brechó do Entre Linhas terá um balaio de 5 reais. A clássica Hora do Vinil estrelada por um toca-discos vintage original com vinis clássicos também está garantida. Com uma playlist selecionada para cada edição, a música vai rolar para agradar diferentes estilos, contemplando, neste domingo, composições de forró e baião.

SERVIÇO
O quê: Domingo no Entrelinhas
Quando: Domingo, a partir das 16 horas
Onde: Espaço Cultural na Avenida Dr. Maurício Cardoso, 905, Hamburgo Velho
Quanto: Entrada gratuita

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
A 'pirâmide' ruiu
premium

Os números faraônicos da Unick podem chegar a R$ 9 bilhões captados com clientes

Região
Na mira da PF
premium

Unick não pagou aluguel da primeira sede, em Novo Hamburgo

Região
Na mira da PF
premium

Quem é a cúpula da Unick presa pela Polícia Federal

Região
Pirâmide financeira

De 249 em 2018, reclamações contra Unick aumentaram mais de 6.000% em 2019

Região