Publicidade
Cotidiano | Entretenimento Brasil

No mês do Descobrimento e do Dia do Índio, veja acervo histórico on-line

No mês de datas nacionais, vale conferir pinturas históricas sobre o País

Por André Moraes
Publicado em: 24.04.2021 às 03:00 Última atualização: 24.04.2021 às 09:27

Caboclo, famosa pintura do artista francês, está on-line Foto: Reprodução
O mês de abril tem algumas datas históricas e culturais marcantes no Brasil. No dia 22, o Descobrimento; no dia 19, o Dia do Índio; no dia 21, Tiradentes. À parte a relevância que cada um desses dias receba ou mereça, vale dedicar um tempo para pensar no País e seu passado.

História, presença indígena e colonização, por sinal, convergem em um acervo artístico e documental que foi recentemente colocado on-line e que pode ser apreciado gratuitamente.

Trata-se da obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret, que integrou uma missão artística europeia que veio ao Brasil no início do século 19. Ele integrou um grupo comissionado pelo então governo português, quando a Coroa estava refugiada aqui.

A missão europeia inaugurou escolas de arte e influenciou gerações de artistas brasileiros. Uma das curiosidades, especificamente no caso de Debret, é que o artista viajou pelo Brasil, de norte a sul, e registrou em gravuras, pinturas e desenhos várias coisas que viu.

Importância

Numa época anterior às fotografias, as pinturas extremamente realistas de Debret acabaram sendo alguns dos únicos registros de um Brasil que não existe mais. Em sua passagem pelo Sul, por exemplo, ele retratou povos indígenas hoje extintos aqui, como os charruas.

É uma visão europeia, contaminada por preconceitos e que via, aqui, principalmente exotismo. Mas vale a visita. Veja links para obras do acerto on-line em: https://bit.ly/3ephbaB e https://bit.ly/3tQewwU


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.