História, presença indígena e colonização, por sinal, convergem em um acervo artístico e documental que foi recentemente colocado on-line e que pode ser apreciado gratuitamente.
A missão europeia inaugurou escolas de arte e influenciou gerações de artistas brasileiros. Uma das curiosidades, especificamente no caso de Debret, é que o artista viajou pelo Brasil, de norte a sul, e registrou em gravuras, pinturas e desenhos várias coisas que viu.
Importância
Numa época anterior às fotografias, as pinturas extremamente realistas de Debret acabaram sendo alguns dos únicos registros de um Brasil que não existe mais. Em sua passagem pelo Sul, por exemplo, ele retratou povos indígenas hoje extintos aqui, como os charruas.
É uma visão europeia, contaminada por preconceitos e que via, aqui, principalmente exotismo. Mas vale a visita. Veja links para obras do acerto on-line em: https://bit.ly/3ephbaB e https://bit.ly/3tQewwU
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.